Póvoa de Varzim deixa de ter touradas a partir de janeiro

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou que o concelho deixará de acolher touradas a partir de 1 de janeiro do próximo ano. Também a Praça de Touros será transformada num pavilhão multiusos.

Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, explicou, segundo o site da autarquia, que, nos últimos sete anos, houve uma perda de interesse do público por espectáculos tauromáquicos, considerando que as pessoas ganharam uma maior sensibilidade em relação às touradas.

Esta medida decorre da declaração do município como “antitouradas”, que levou também à transformação da Praça de Touros da cidade num pavilhão multiusos, num investimento de cinco milhões de euros.

Segundo o autarca, ultimamente, apenas se realizavam duas touradas por ano na praça.

O município tinha, anteriormente, proibido a utilização de animais selvagens em espetáculos de circo e o abate no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia.

Outra das medidas relacionadas com o bem-estar dos animais que a câmara decidiu implementar foi a criação da Ambulância Animal, pelos Bombeiros Voluntários, para socorrer animais em sofrimento na via pública.

Esta decisão já foi contestada por vários movimentos a favor das touradas, como, por exemplo, o Movimento a Favor da Festa dos Toiros na Póvoa de Varzim e a ProToiro, Federação Portuguesa de Tauromaquia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!