Póvoa de Varzim vai ter nova estrutura residencial para pessoas idosas

No âmbito do 263º aniversário da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, no final de maio, foi benzida a primeira pedra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

A obra terá início em setembro e conta com um investimento de dois milhões de euros, segundo refere a autarquia em comunicado, e, deste orçamento, um milhão e 300 mil euros provêm da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU). “O município decidiu renunciar a parte do valor que lhe foi atribuído no âmbito destas candidaturas a favor da Santa Casa, de maneira a que a construção desta Estrutura para Pessoas Idosas fosse concretizada”, indica o comunicado. “Há quatro anos tive a ousadia de escolher a Misericórdia como parceira para os nossos fundos comunitários. Fi-lo porque considero que também cabe ao município a responsabilidade de resolver os problemas daqueles que mais precisam”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, citado no documento.

Virgílio Ferreira, provedor da instituição, apontou ainda que o edifício onde está instalado o Centro Hospitalar pertence à Misericórdia e que esta está empenhada na sua recuperação e modernização. “A aposta na saúde, em particular na Medicina Física e nos Cuidados Continuados, nos quais a Misericórdia foi pioneira, tendo posto em funcionamento uma das primeiras unidades de Longa Duração, vai ter continuidade num futuro próximo. Os investimentos que a curto e médio prazo a Misericórdia vai realizar vão, certamente, prepará-la para os desafios deste século, como o envelhecimento da população e as mudanças climáticas”, acrescentou.

Durante o aniversário foi ainda homenageado Manuel Quintas pelo trabalho enquanto presidente da Assembleia Geral da Santa Casa ao longo dos últimos 33 anos.

Deixe um comentário

error: Content is protected!