O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o município de Arcos de Valdevez e a Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM) celebraram na passada terça-feira um protocolo para a criação do Centro de Apoio Tecnológico à Industria do Alto Minho (CATIAM), em Arcos de Valdevez.
Neste local, serão promovidas atividades de educação e trabalho científico, de investigação, desenvolvimento e inovação e também todo o tipo de formação, nomeadamente Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP), Licenciaturas, Formação Avançada ou Pós-Graduações.
O espaço, que envolve um investimento de três milhões de euros, irá ser dotado de um laboratório de novas tecnologias no âmbito da maquinação, da impressão 3D e da robótica, refere a autarquia em comunicado.
O IPVC disponibilizará ao CATIAM competências humanas e tecnológicas avançadas (trabalho docente, científico e laboratórios) e irá conceber, organizar, promover, coordenar e avaliar toda a atividade do CATIAM nas áreas de formação, científica e pedagógica.
“Este centro representa a aproximação do mundo científico ao mundo empresarial. É um passo muito importante para o concelho e para a região pois estão criadas as condições para fornecer serviços de valor acrescentado às empresas instaladas, ou a atrair para a região”, refere João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, citado em comunicado. O autarca refere ainda que “o CATIAM, através do IPVC, vai prestar apoio ao acolhimento das empresas, à investigação e inovação empresarial e disponibilizar formação superior e avançada”.
“O CATIAM será mais um polo de difusão de conhecimento, inovação e formação, que irá permitir fortalecer a competitividade e a atratividade da região”, continua João Manuel Esteves.