A 20.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua – Imaginarius vai decorrer entre 28 e 31 de maio, em Santa Maria da Feira, e as candidaturas para apresentação de projetos já estão abertas até 31 de outubro, quer para o Apoio à Criação Local, quer para o Mais Imaginarius.
Artistas locais, nacionais e internacionais são, por isso, chamados a apresentar novas criações artísticas para integrar a programação do evento, indica nota da autarquia. Os projetos deverão ser criações originais, na área do teatro, dança, música, circo, performance, instalação, arte digital, arte urbana e multidisciplinar, focadas na interação com o espaço público e enquadradas na temática da edição de 2020, “O Mito”.
Serão apoiadas quatro criações, no âmbito do Apoio à Criação Local, preferencialmente, dois projetos provenientes de entidades associativas e outros dois projetos de companhias locais e/ou artistas independentes, sendo atribuída a cada uma, uma bolsa de apoio no valor de quatro mil euros para a criação, desenvolvimento, produção, deslocações e apresentações no âmbito do Imaginarius 2020.
Quanto a critérios de avaliação, vai ser tida em conta a: Originalidade, interação com o público/espaço público, multidisciplinaridade dos coletivos artísticos, inclusão de estratégias e ferramentas de apoio às acessibilidades, envolvimento da comunidade local e capacidade de circulação nas rotas de difusão nacionais e internacionais.
Já o Mais Imaginarius é uma competição internacional que desafia artistas emergentes, nacionais e internacionais, a apresentarem os seus projetos artísticos para o espaço público no Imaginarius.
Serão 20 os projetos selecionados que estarão a concurso na 20.ª edição do festival e que serão avaliados por um júri composto por elementos de reputação nacional e internacional, provenientes de instituições académicas, artísticas e culturais.
Todos os participantes selecionados beneficiarão de uma bolsa de apoio para deslocações, alimentação, alojamento,
apoio técnico e divulgação dos seus projetos nas redes do festival, bem como a possibilidade de participar e apresentar os seus trabalhos no Imaginarius PRO, marketplace direcionado a programadores e diretores artísticos.
O vencedor deste concurso internacional receberá um prémio monetário de cinco mil euros para apoiar a criação em residência artística a estrear na edição de 2021 do Imaginarius.
As candidaturas ao Call – Apoio à Criação Local e ao Mais Imaginarius deverão ser submetidas até 31 de outubro, através do preenchimento do formulário. Os resultados serão divulgados até 30 de novembro.