Esposende inaugura Padrão do Mar

A escultura Padrão do Mar, concebida no âmbito do projecto “Esposende SmartCity”, foi inaugurada na quarta-feira, na marginal de Esposende.

Da autoria do escultor Volker Schnüttgen, é feita em granito da região e é consequência de uma residência artística que o autor realizou no concelho. Esta escultura “é uma janela para o território” e “inspirada no Património Megalítico existente, perseguindo a estrutura do Menir”, refere um comunicado da autarquia.

“Este Padrão remete-nos para a nossa História, umbilicalmente presa à descoberta do mar. Na época dos Descobrimentos, Esposende foi um importante porto de pesca e marítimo, atividades que ainda se conservam. Neste monumento estão, ainda, representadas as marcas do Património Megalítico que existe no nosso concelho, aflorando a imagem do Menir”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, citado numa nota da autarquia.

Relativamente ao granito, que tem longa tradição no concelho, o autarca considera o monumento como “uma homenagem a todos aqueles que têm suportado a transmissão dessa arte”.

Volker Schnüttgen dinamizou alguns workshops, em que explicou a arte de trabalhar a pedra a mais de 400 alunos do nono ano dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Para o escultor alemão, há 28 anos em Portugal, o Padrão do Mar “marca o território, em diálogo com a paisagem, abrindo uma nova janela para o mar e para o além”.

O projeto “Esposende SmartCity”

O projeto sustenta-se nos pilares Sustentabilidade, Território, Pessoas e Arte, contemplando a implementação de um plano de atividades pedagógicas que têm como ponto de partida a transformação do território, através de soluções
multidisciplinares.

Em setembro, foi inaugurada a escultura “octo_ _ _ _”, de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais e prevê-se ainda uma outra obra de arte em espaço público no concelho – uma intervenção de Alexandre Farto, cuja assinatura Vhils marca a sua intervenção na arte urbana

Raul Junqueiro, head of Smart Cities do dstgroup, realizou duas palestras para explicar “O que é uma Smart City”.

No próximo ano, as ações junto da comunidade vão continuar, sendo que o artista local, Jorge Braga, criará uma peça de arte a integrar o circuito de Arte Pública de Esposende e a apresentar no Fórum Municipal de Educação 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!