Castelo de Cerveira vai ser hotel de quatro estrelas

O Castelo de Vila Nova de Cerveira vai ser transformado num hotel de quatro estrelas, sendo que deverá abrir no final de 2021.

O investimento estimado para a recuperação do imóvel é de cerca três milhões de euros, para a instalação de um hotel com um mínimo de quatro estrelas, que contará com 41 quartos, restaurante e ginásio, segundo anunciou a Secretaria de Estado do Turismo.

O imóvel integrou o Programa Revive e foi adjudicado a Eurico da Fonseca, que desenvolveu o projeto do Palácio de São Bento da Vitória, no Porto. A sua proposta atingiu praticamente o triplo do valor base do concurso, correspondendo a uma renda anual de 33.500 euros anuais (o valor base estava fixado em 13.260 euros).

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, citado em comunicado da autarquia, “o Programa Revive abriu uma janela de oportunidades para a resolução de uma enorme preocupação dos cerveirenses, após 10 anos de impasse e de abandono do castelo”.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que “a conclusão do concurso do Castelo de Vila Nova de Cerveira é uma excelente notícia para a requalificação e valorização deste espaço extraordinário e para a  criação de alojamento que responda à procura crescente no Alto Minho”. “A recuperação deste imóvel com 700 anos de história será um importante fator de geração de riqueza e de criação de emprego e comprova a importância do Revive na recuperação do nosso património público”, acrescentou.

O Castelo de Vila Nova de Cerveira é um castelo medieval de estilo gótico, construído em 1320 por ordem do rei D. Dinis, e que alberga a antiga Igreja da Misericórdia, a antiga Casa dos Governadores, a cadeia e outros anexos. Está situado no centro e junto à estação ferroviária, o Castelo dispõe de uma vista para o Rio Minho, que traça a fronteira natural com Espanha, que está do outro lado da margem. Este complexo foi adaptado a pousada entre 1982 e 2008.

Deixe um comentário

error: Content is protected!