A Cantina do Instituto Plural do Interior (IPI) foi o restaurante vencedor do concurso da melhor ementa e melhor cocktail do “Escritaria à mesa 2019”, em Penafiel. Conquistou a distinção com o prato “perdiz do Douro recheada com castanhas, espargos verdes e portobello, guarnecida com gratinado de mandioca e queijo Aveleda”, uma criação da autoria do chef Vitor Oliveira e a bebida “Atlântico”, desenvolvida por Pedro Santos.
Este concurso decorreu durante o festival Escritaria, em finais de outubro, pelo segundo ano consecutivo, e tinha como objetivo a criação de uma ementa que se enquadrasse nos gostos gastronómicos do autor homenageado, que, este ano, foi Manuel Alegre.
[Best_Wordpress_Gallery id=”15″ gal_title=”Escritaria à mesa 2019″]
Num almoço no restaurante da Penafiel Activa, foram apresentados os vários pratos de leitão ou de perdiz e diferentes propostas de bolo de bolacha para sobremesa, criados pelos restaurantes “A Cantina do Instituto Plural do Interior”, “Venda da Escritaria” e “O Casanova”, localizados em Penafiel. Na categoria “Cocktail”, concorreram propostas da Cantina do IPI, da “Venda de Escritaria” e do “Batikano”, refere um comunicado da autarquia.
O júri foi composto pelos vereadores da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira e Adolfo Amílcar Moreno, pelo poeta Manuel Alegre, pelo chef José Cordeiro e por António Catarino, jornalista da TSF e autor da rubrica “TSF à Mesa”.