26.ª Jornada da I Liga: FC Porto apenas a seis pontos do líder

Imagem: Ana Regina Ramos/Canva

O FC Porto venceu o CD Tondela e o Sporting CP apenas conseguiu o empate contra o FC Famalicão, o que coloca os azuis e brancos apenas a seis pontos do líder leonino. Também o Vitória SC, com as derrotas consecutivas que tem somado, vê o sexto lugar da tabela classificativa a fugir.

Sexta, 09 de abril: Portimonense SC 3 – 0 Vitória SC

Os algarvios marcaram o primeiro golo, logo aos cinco minutos, no seguimento de um pontapé de canto, com Lucas Possignolo a abrir o marcador com um golpe de cabeça. Os visitantes tentaram reagir, mas não foram capazes de chegar ao empate e viram o Portimonense SC voltar a marcar. Desta feita, foi Dener a marcar, na transformação de uma grande penalidade, estavam decorridos 62 minutos de jogo.

O grande momento da noite viria pouco depois, com o goleador Beto a deixar para trás Mikel Agu e a rematar forte para o fundo das redes.

Com este resultado, o Portimonense SC salta para o nono lugar da tabela classificativa, com 29 pontos, enquanto os vitorianos continuam em queda, com 35 pontos, e a ver o sexto lugar fugir.

 

Sábado, 10 de abril: Boavista FC 3 – 3 Rio Ave FC

A jogar em casa e a precisar de pontos na luta pela manutenção, o Boavista FC marcou primeiro, por intermédio de Yusupha, logo aos três minutos, mas viu Gelson Dala restabelecer a igualdade aos 10 minutos. Porém, num primeiro quarto de hora verdadeiramente ‘de loucos’, o mesmo Yusupha bisou para os anfitriões, que, assim, retomaram a vantagem no marcador, chegando ao intervalo a vencer por 2-1.

Na segunda parte, porém, Yanis Hamache cometeu uma grande penalidade à passagem do minuto 57 e viu o segundo cartão amarelo, deixando o Boavista FC reduzido a dez jogadores. Pelé desperdiçou na transformação do castigo máximo, mas o Rio Ave FC viria mesmo a empatar, por Carlos Mané, pouco depois.

Mesmo em inferioridade numérica, ainda assim, o Boavista FC viria a conseguir nova vantagem no marcador, graças a um autogolo, já dentro dos dez minutos finais. Só que a última palavra viria a pertencer a Fábio Coentrão, que, no terceiro minuto do período de descontos, fixou o resultado final em 3-3.

O Boavista FC está em 15.º lugar na tabela, com 25 pontos, enquanto o Rio Ave FC está em 12.º, com 28 pontos.

CD Tondela 0 – 2 FC Porto

Aos 16 minutos, Pepe fez um passe longo, Toni Martínez fugiu à linha defensiva do CD Tondela, dominou no peito e estoirou para o 1-0. Aos 25′, é Corona a estar perto do golo, após grande jogada de entendimento com Toni Martínez. O remate do mexicano foi defendido pelo guardião dos viseenses, um defensor limpou para canto.

Rafael Barbosa assustou Marchesín com um remate forte, aos 22 minutos, por cima. Aos 42′, é Jaume Grau a rematar forte para defesa de Marchesín para a frente, Salvador recargou para as mãos do guardião portista.

Mesmo com menos bola, o FC Porto tentava o 2-0 para ‘matar’ o jogo. Aos 73 minutos, Otávio apareceu na cara de Trigueira, mas permitiu o corte de Medioub, a bola sobrou par Evanilson, que falhou o desvio. Corona, por último, meteu no peito e disparou, mas para fora.

Dez minutos depois do falhanço de Corona, surgiu o golo da tranquilidade. Otávio centrou da direita, Taremi rematou à boca da baliza contra Trigueira, mas ganhou o ressalto e confirmou o 2-0.

Os campeões nacionais chegam aos 60 pontos e colocam pressão no Sporting CP, ficando apenas a seis de diferença. O CD Tondela está em 11.º, com 28 pontos.

FC Paços de Ferreira 0 – 5 SL Benfica

Aos 22 minutos, num lance com Weigl, Hugo Miguel exibiu inicialmente o amarelo por entrada imprudente do jogador pacense sobre o defesa encarnado. Depois, acabou por visionar as imagens e trocou a cor do cartão, deixando o FC Paços de Ferreira reduzido a 10 elementos. Aos 38 minutos, chegou o primeiro golo da noite, da autoria de Diogo Gonçalves.

Poucos minutos depois, numa saída da equipa encarnada em contra-ataque, Seferović fez um grande passe a isolar Rafa e o extremo português tirou Jordi da frente e rematou para uma baliza vazia, fazendo o 2-0. Antes de fazer o 3-0, Seferović viu um golo anulado, por fora de jogo. Porém, poucos minutos depois, o jogador marcou mesmo. Após passe de Taarabt, o suíço fugiu à defesa pacense e picou a bola por cima de Jordi.

Aos 78 minutos, chega novo golo de Seferović, que recebeu de Everton, rematou à meia-volta, sem hipótese para Jordi. Darwin Nuñez, que tinha entrado aos 82 minutos para o lugar de Weigl, foi o responsável por fechar o marcador na Mata Real.

Com este resultado, o SL Benfica fica a três pontos do FC Porto (segundo classificado), com 57 pontos, enquanto o FC Paços de Ferreira segue tranquilamente no quinto lugar, com 44 pontos.

 

Domingo, 11 de abril: Gil Vicente FC 1 – 2 Moreirense FC

O Moreirense FC colocou-se em vantagem aos 19 minutos, graças a uma grande penalidade depois de falta de Nogueira sobre Rafael no interior da grande área. O homem que sofreu a falta foi o que converteu com sucesso o penálti, colocando a equipa de Moreira de Cónegos a vencer antes dos 20 minutos de jogo.

O Gil Vicente FC atirou à barra nos minutos seguintes, mas saiu para o intervalo a perder. No regresso, os gilistas começaram da melhor forma e empataram aos 47 minutos, com Pedro Marques a aproveitar o ressalto, após defesa de Pasinato, para fazer o empate. Os gilistas estavam mais ofensivos no jogo, mas acabaram por ficar em desvantagem aos 72 minutos, quando, após contra-ataque do Moreirense FC, Nogueira acabou por desviar a bola para o interior da própria baliza.

A equipa de Moreira de Cónegos passa a somar 34 pontos no oitavo lugar da tabela, a um ponto do Vitória SC. Com a derrota, a equipa de Barcelos mantém os 28 pontos e encontra-se em décimo na tabela classificativa.

SC Braga 1 – 1 Belenenses SAD

O conjunto minhoto dominou os primeiros 45 minutos, mas só chegou ao golo aos 36. Titular esta tarde, o argentino Gaitán abriu o ativo. Insistência de Fransérgio com um passe para a área, a bola sofreu alguns ressaltos e Gaitán aproveitou para tocar para o fundo da baliza adversária.

O Belenenses SAD equilibrou a partida no arranque do segundo tempo, começou a passar mais tempo no meio-campo contrário e acabou por chegar mesmo ao empate. Subida rápida de Rúben Lima pela esquerda, em contra-ataque, passe a rasgar e a isolar Cassierra, que seguiu para a área, tirou Matheus e Raúl Silva da frente com enorme classe e atirou para o empate.

O SC Braga está com 54 pontos, menos três que o SL Benfica, em terceiro lugar. Quanto ao Belenenses SAD, chega aos 27 pontos, em 14.º lugar.

Sporting CP 1 – 1 FC Famalicão

A primeira grande oportunidade do jogo surgiu aos 15 minutos, por intermédio dos visitantes. Diogo Figueiras cruzou para Rúben Vinagre, que desperdiçou ao rematar ao lado. Apenas seis minutos depois, foi a vez dos homens da casa tentarem a sua sorte. Tiago Tomás cruzou, Riccieli cortou e Luiz Júnior conseguiu segurar a bola.

Aos 25 minutos, eis que Pedro Gonçalves inaugurou o marcador no Estádio de Alvalade. Um erro de Luiz Júnior na reposição de bola fez com que Iván Jaime permitisse a interceção de Pedro Gonçalves. O Sporting CP quase não teve tempo para festejar porque o FC Famalicão devolveu a igualdade ao marcador no minuto seguinte. Rúben Vinagre atrasou para Iván Jaime que caiu. No entanto, a bola sobrou para Anderson, que atirou para o fundo da baliza da Adán.

Já nesta segunda parte, a grande oportunidade de golo dos leões surgiu aos 57 minutos, mas terminou com um enorme desperdício de Tiago Tomás. Os últimos minutos de jogo contaram com várias tentativas do Sporting CP de chegar ao segundo golo, mas a finalização não chegou. Já depois do apito final, Rúben Amorim foi expulso por protestos.

Com este empate, os leões somam agora 66 pontos, mais seis que o segundo classificado FC Porto e mais nove que o SL Benfica. O FC Famalicão está em 13.º lugar, com 27 pontos.

Sigam-nos em:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta