A nova temporada 2022/23 do principal escalão de futebol português começou bem para alguns clubes da região Norte. Os primeiros três pontos da nova época vão para o FC Vizela, FC Porto, Vitória SC, Boavista FC e Gil Vicente FC. O SC Braga conseguiu um empate frente ao Sporting CP e o FC Famalicão foi derrotado pelo GD Estoril Praia.
Sexta-feira, 05 de agosto: SL Benfica 4 – 0 FC Arouca
As águias começaram cedo a construir o resultado, com golos de Gilberto, Rafa (ambos de cabeça) e Enzo Fernández. A fechar o primeiro tempo, o FC Arouca viu-se reduzido a dez jogadores e, já nos minutos finais da segunda parte, Rafa bisou e fechou o resultado em 4-0.
O SL Benfica está na segunda posição da tabela, com três pontos. Já o FC Arouca é último classificado, com zero pontos.
Sábado, 06 de agosto: Rio Ave FC 0 – 1 FC Vizela
Esta é a terceira temporada do FC Vizela na I Liga, enquanto o Rio Ave FC voltou a jogar no principal escalão do futebol português.
Os vizelenses alcançaram a vitória graças a um golo de Nuno Moreira, aos 66 minutos. Assim, o FC Vizela está em sétimo lugar, com três pontos e o Rio Ave FC é 13.º, com zero.
GD Estoril Praia 2 – 0 FC Famalicão
Na estreia de Nelson Veríssimo no comando dos ‘canarinhos’, Francisco Geraldes (20 minutos) e Arthur (45′) marcaram os golos do GD Estoril Praia, num encontro em que Álex Millán (52′) desperdiçou um penálti para o FC Famalicão.
O GD Estoril Praia encontra-se na terceira posição, com três pontos, enquanto o FC Famalicão é 16.º, com zero.
FC Porto 5 – 1 CS Marítimo
O jogo começou bem para a equipa da Madeira. Até ao momento em que o primeiro erro acontece e Taremi faz o primeiro para a equipa da casa. O FC Porto ganhou outro alento com o golo. Aos 21 minutos, Evanilson viu o golo ser anulado por fora de jogo, mas depois, aos 40′, conseguiu alavancar a vantagem para os portistas: estava feito o 2-0. Ainda na primeira parte, Taremi conseguiu fazer o terceiro.
Já no segundo tempo, Marcano, aos 68 minutos, faz o quarto golo da noite e Tony Martínez o quinto. O CS Marítimo ainda conseguiu reduzir aos 88 minutos, através de Cláudio.
O FC Porto está, assim, na primeira posição, com três pontos, enquanto o CS Marítimo é 17.º, com zero pontos.
Domingo, 07 de agosto: SC Braga 3 – 3 Sporting CP
Logo aos nove minutos de jogo na Pedreira, Pedro Gonçalves, com assistência de Porro, inaugurou o marcador para os leões. Vantagem que durou pouco, porque, aos 14 minutos, foi a vez de Banza igualar o resultado. Ainda na primeira parte, o Sporting CP fez o 2-1, através de Nuno Santos, e a equipa bracarense teve a oportunidade de marcar mais um golo, desta vez, Niakaté. O resultado ao intervalo era de dois golos para cada lado.
Na segunda parte, foi o Sporting CP que alargou a vantagem, com Edwards a marcar aos 83′, mas Abel Ruiz diminuiu o contentamento da equipa verde e branca aos 88’.
Com este resultado, ambas as equipas conseguiram um ponto e encontram-se em oitavo e nono lugar, respetivamente.
CD Chaves 0 – 1 Vitória SC
Com o regresso do CD Chaves ao primeiro escalão, foi o Vitória SC que levou a melhor neste primeiro jogo da nova temporada. André Silva marcou aos 45’+3 minutos, o golo do triunfo dos vimaranenses, que terminaram a partida reduzidos a nove jogadores por expulsão de Alfa Semedo, aos 82′, e de Matheus Índio, aos 90’+5′.
O Vitória SC é quinto classificado, com três pontos, enquanto o CD Chaves é 14.º, com zero.
Portimonense SC 0 – 1 Boavista FC
O único golo da partida foi marcado aos 9 minutos, por Yusupha. A equipa da região Norte ainda viu um golo anulado aos 96’, por fora de jogo.
A equipa axadrezada é quarta classificada, com três pontos, já o Portimonense SC é 12.º, com zero.
Segunda-feira, 08 de agosto: Gil Vicente FC 1 – 0 FC Paços de Ferreira
O Gil Vicente FC venceu o FC Paços de Ferreira por 1-0, no jogo de encerramento da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, com o único golo da partida a ser apontando pelo iraniano Alipour. O jogador saiu do banco para marcar.
O Gil Vicente FC está na sexta posição, com três pontos, enquanto o FC Paços de Ferreira é 15.º, com zero.