21.ª Jornada: FC Paços de Ferreira dá passo importante na luta pela manutenção

O FC Paços de Ferreira venceu o GD Estoril Praia por 3-1, vendo, de certa forma, uma luz ao fundo do túnel no que toca à luta pela manutenção na I Liga. Os pacenses têm, neste momento, 13 pontos, menos um do que o CS Marítimo.

Outro destaque vai para o jogo do SC Braga frente ao FC Arouca. Abel Ruiz marcou o golo mais rápido da época 2022/23, aos 18 segundos de jogo.

Sexta-feira, 17 de fevereiro: Gil Vicente FC 1 – 1 FC Vizela 

Os gilistas, que viram o espanhol Fran Navarro falhar uma grande penalidade, aos 49 minutos, adiantaram-se por Vítor Carvalho, aos 55′, jogador que acabou expulso, com segundo amarelo, aos 90+2, mas o Vizela, que somou o terceiro jogo sem vencer, igualou por Kiki Afonso, aos 87. 

Com este empate, a equipa vizelense chega ao nono lugar, com 26 pontos, enquanto o Gil Vicente é 14.º, com 23. 

 

Sábado, 18 de fevereiro: Estoril 1 – 3 Paços de Ferreira 

O triunfo da equipa pacense foi praticamente construído na primeira parte. Butzke, aos 16 minutos, e Nigel Thomas, aos 26′, foram os autores dos golos, na primeira parte. O GD Estoril Praia ainda reentrou na discussão aos 50′, com o tento de Francisco Geraldes, mas Holsgrove, aos 64′, recolocou os dois golos de diferença. 

Com esta vitória, o FC Paços de Ferreira, que se mantém no último posto, atinge os 12 pontos, menos um do que o CS Marítimo. Já o GD Estoril Praia é 15.º, com 22 pontos. 

FC Porto 1 – 0 Rio Ave FC 

O FC Porto sentiu dificuldades para bater o Rio Ave FC em casa e só o conseguiu com um golo de Toni Martínez no último lance da primeira parte. O Rio Ave FC foi ganhando confiança ao longo da partida e, aos 23’, André Pereira introduziu a bola na baliza, mas Boateng, que tinha rematado ao poste no início do lance, partira de posição irregular. 

Antes do apito inicial, as duas equipas juntaram-se para uma sentida homenagem a Christian Atsu, que representou dragões e vila-condenses aquando da sua passagem pelo futebol português. 

O FC Porto conta agora com 51 pontos, menos cinco do que o rival SL Benfica. Já o Rio Ave FC é 12.º classificado, com 24 pontos.  

 

Domingo, 19 de fevereiro: CD Santa Clara 1 – 3 FC Famalicão 

A formação de Famalicão entrou melhor na segunda parte e adiantou-se aos 48 minutos, por Ivan Jaime, mas o CD Santa Clara ainda igualou, aos 75′, por Quintillà, na conversão de uma grande penalidade. Na sequência, houve alguma confusão, tendo o árbitro expulsado dois jogadores de campo, um de cada lado, e um jogador suplente do FC Famalicão. 

A equipa nortenha voltou para a frente do marcador aos 82 minutos, num lance infeliz de Paulo Eduardo, que pontapeou a bola para a sua baliza, tendo Alexandre Penetra, aos 90’+4′, sentenciado o resultado, ao marcar o terceiro golo da sua equipa. 

Com esta vitória, o FC Famalicão está no 13.º posto, com 24 pontos, mais nove do que os açorianos, que estão no 16.º lugar, de acesso ao play-off. 

SC Braga 2 – 0 FC Arouca 

Um golo ‘madrugador’ do espanhol Abel Ruiz, logo aos 18 segundos, abriu o caminho da vitória bracarense. O golo do avançado espanhol surgiu no primeiro lance da partida e foi o mais rápido da presente época. Simon Banza, aos 81 minutos, ampliou a contagem e conferiu maior tranquilidade ao SC Braga.  

Com a vitória, o SC Braga é terceiro, com 49 pontos, enquanto o FC Arouca é sétimo, com 30. 

Casa Pia AC 0 – 0 Vitória SC 

O nulo prevaleceu no marcador e o Casa Pia AC perdeu a oportunidade de ascender ao quinto lugar, onde se encontra o Vitória SC.  

Com este resultado de empate, os vitorianos permanecem na quinta posição, agora com 34 pontos, menos dois do que o Casa Pia AC, em sexto. 

 

Segunda-feira, 20 de fevereiro: CD Chaves 2 – 3 Sporting CP 

Pedro Gonçalves (dois) e Nuno Santos fizeram os tentos dos Leões, João Teixeira e Hector Hernández marcaram para os flavienses. Aos poucos, o CD Chaves foi conseguindo bater a pressão do Sporting CP em sair em ataque. Aos 21 minutos, Adán teve de intervir para negar o empate. 

A vitória permite ao Sporting CP chegar aos 41 pontos e ficar a oito do SC Braga, terceiro colocado. O CD Chaves mantém o 10.º posto com 26 pontos. 

SL Benfica 3 – 1 Boavista FC 

Os axadrezados, bem organizados por Petit, conseguiram travar o SL Benfica durante 80 minutos. Antes, já tinha havido muita história, entre muitas oportunidades. Gilberto começou por dar vantagem à equipa da casa aos 55 minutos e Yusupha havia empatado tudo aos 58 minutos. Pelo meio, João Mário também falhou uma grande penalidade. 

Gonçalo Ramos, aos 82 minutos, fez o segundo golo das águias e Musa, já nos descontos da segunda parte, selou o triunfo.  

Com este resultado, o SL Benfica mantém a vantagem pontual sobre o FC Porto (cinco pontos), enquanto o Boavista FC fica no oitavo lugar, com 26 pontos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!