EM TELA: “The White Lotus”

“The White Lotus” reflete uma mordaz e essencial crítica satírica às relações sociais do século XXI, tão densificadas pela hipocrisia e pelo desconforto, permitindo-nos, através do enredo das personagens, vermo-nos a nós próprios (com a diferença de que, contrariamente à maioria, estas são triste e extravagantemente ricas). Desencadeia em nós uma estranha e agradável sensação de «chapada de luva branca», embelezada e disfarçada pela qualidade cinematográfica – desde a estética, a fotografia e a trilha sonora -, que é inegável.

Ao fim de duas temporadas, a série acumulou galardões um pouco por todas as cerimónias da sétima arte, desde Globos de Ouro, SAG Awards e Emmys, tornando-a numa das séries mais aclamadas e premiadas dos últimos anos, preenchendo as prateleiras de tanto atores/atrizes como de roteiristas. Todos estes fazem jus ao génio de Mike White (diretor) e às personagens que o mesmo constrói, que ganham vida pelas excelentes interpretações de um talentoso elenco, contando com nomes como a consagrada Jennifer Coolidge.

White Lotus é o nome de uma prestigiada (e fictícia) cadeia de resorts de luxo, desenrolando-se a primeira temporada no Havai e a segunda na Sicília, sendo de realçar a forma como o realizador consegue transformar os locais em personagens vivas, transportando-nos para os mesmos, envolvendo o espectador com a beleza e notoriedade do próprio lugar.

Acompanha, a série, a dinâmica relacional entre os funcionários e os hóspedes, marcada pelo drama e por percalços que se vão acumulando de episódio para episódio, como que uma bolha pela qual esperamos ansiosamente que rebente.

A narrativa transmite uma constante perceção de falta de crença e esperança na Humanidade, pelas vidas infelizes das personagens, que, por estranho que pareça, nos fazem desenvolver um muito característico afeto e carinho por todas elas, por mais desprezíveis que aparentem ser.

A série é original da HBO. Vejam o trailer da primeira temporada aqui:

E da segunda temporada aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!