Porto: Após visita de mais de 25 mil pessoas, Navio-Escola Sagres parte para a Colômbia

Após 25 anos e a propósito das comemorações do Dia da Marinha, o Navio-Escola Sagres esteve atracado pela primeira vez na margem do Porto, na Ribeira, entre os dias 18 e 23 de maio.

Inicialmente, o navio estaria apenas até dia 21, contudo, devido à afluência de visitas, o tempo que estaria no cais da Ribeira foi prolongado. Durante os cinco dias, segundo dados disponibilizados pela Marinha, o Navio-Escola Sagres foi visitado por mais de 25 mil pessoas. Para além do Navio-Escola, estiveram também ancoradas no Douro outras embarcações, entre elas a Fragata D. Francisco de Almeida, o Navio Patrulha Oceânico Sines e a Lancha de Fiscalização Rio Minho.

Ainda segundo a mesma fonte de informação, o objetivo desta iniciativa “passou por aproximar a sociedade da Marinha e mostrar às pessoas que este ramo das Forças Armadas é um instrumento do Estado português na sua ação no mar. (…) Além da vertente de navio-escola, a Sagres desempenha um papel único no apoio à Política Externa Portuguesa”.

Foto: Joana Aleixo

Nesta manhã de quinta-feira, o Navio-Escola Sagres despediu-se das águas do Douro, em direção ao Porto de Leixões. A embarcação irá partir rumo à Colômbia para uma missão que irá durar cerca de três meses.

Este navio iniciou a sua primeira viagem com a bandeira portuguesa a 25 de Abril de 1962 e encontra-se ao serviço de Portugal há 60 anos. A embarcação já visitou 62 países e é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa, sendo que foi o primeiro grande veleiro do mundo a ser distinguido pela “Sail Training Internacional”.

Saiba mais informações aqui.

Foto: Joana Aleixo

Deixe um comentário

error: Content is protected!