Este domingo, 5 de novembro, assinala-se o Dia Mundial do Cinema.
Em 1895, foi organizada, em França (Paris), a primeira sessão pública de cinema, pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. As imagens em movimento foram projetadas numa tela gigante através de um aparelho chamado de cinematógrafo (uma combinação de câmara e projetor que exibe imagens em movimento numa tela).
Este filme, “La Sortie de l’unsine Lumière à Lyon”, retratava a saída da Fábrica Lumière, em Lyon, e, meses depois, os irmãos Lumière promoveram a primeira sessão paga de um filme, que retratava cenas do quotidiano de Paris.
Este tipo de cinema é aquele que é conhecido hoje em dia, mas a primeira câmara cinematográfica foi desenvolvida por Thomas Edison e o seu assistente William Dickson, em 1890. No ano seguinte, Thomas Edison inventou o cinetoscópio, que possuía um visor através do qual se podia assistir à exibição de uma pequena tira de filme.
Ainda antes, aquele que é considerado o precursor do cinema moderno, segundo refere o canal História, o fenacistiscópio, foi desenvolvido por Joseph Plateau e Simon Stampfer. Este aparelho continha um disco giratório com ranhuras através das quais vários desenhos podiam ser visualizados, criando o efeito de uma única imagem em movimento
Em 1896, no ano em que o cinema chegou a Portugal, os irmãos Lumière abriram salas de exibição, os chamados cinemas.