OPINIÃO: Idade Mídia

Não! No título não está escrito “idade média”! Eu realmente quis escrever “Idade mídia”! Mas… O que significa a palavra “mídia”?

Esse termo é um aportuguesamento do termo inglês “media”, que por sua vez, é uma versão simplificada do termo “mass media”, que consiste na expressão utilizada para se referir aos meios de comunicação em massa (como os jornais, revistas, a televisão, a rádio e a internet).

Com o título “Idade Mídia” pretendo apenas designar o período atual da história, exageradamente marcado pela influência dos meios de comunicação de massa, especialmente os digitais, na sociedade e na cultura.

Mas, será que eu acertei em ter escrito o título como escrevi? Será que não teria sido melhor ter escrito como título o termo “Idade Média”?

Se pensarmos um bocadinho, tal como a Idade Média foi um período de transição entre a Antiguidade e a Modernidade, a Idade Mídia pode ser vista atualmente como uma fase de mudanças entre a Modernidade e uma nova era ainda indefinida. Antes, como agora, vivemos um período de contrastes e paradoxos, onde convivem o progresso e o atraso, a liberdade e a opressão, a diversidade e a intolerância, a razão e a fé, a esperança e o desespero.

Apesar dos séculos de diferença, antes como agora, sofremos com medos e inseguranças, como por exemplo os medos relacionados com a subsistência na idade média, quando as pessoas temiam a pobreza, a escravidão, a servidão, a exploração e outras formas de opressão social que eram impostas pelos senhores feudais, pelos reis, pelos papas e pelos nobres. Agora, as pessoas continuam a temer coisas semelhantes tais como a desigualdade, a precarização, a alienação, a manipulação e outras formas de opressão mediática que são impostas pelos grandes conglomerados, pelos políticos, pelos líderes religiosos e pelos influenciadores…

Na verdade, não fui cem porcento correto. Os jornalistas, profissionais que estão na razão de ser de esta era poder ser chamada de Idade Mídia, continuam a temer as mesmas coisas que os cidadãos da Idade Média, pois continuam a ter medo da pobreza (existem alguns profissionais que trabalham para empresas de “mass media” de pequena dimensão que, com mais de cinco anos de profissão e bons serviços, continuam a ganhar cerca de um salário mínimo, enquanto existem outros que trabalham para grandes empresas que, por dificuldades destas, ficam meses sem receber) e a ser explorados (trabalhando finais de semana e feriados sem receber por isso)…

Afinal, vivemos tempos parecidos, pelo que talvez mude o título de “Idade Mídia” para “Idade Média”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!