Na próxima sexta-feira, 17 de maio, o Pavilhão Multiusos em Valpaços vai acolher a sétima edição do Congresso Nacional do Azeite, incluída na Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços.
O evento vai ter início pelas 09h00 e debater “Olivoturismo/Oliturismo, uma realidade?”, bem como o “Preço do Azeite: Mitos e Tabus” e as “Alterações climáticas, o futuro hoje”.
No final, vai ainda decorrer a entrega de prémios do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, que distingue os melhores azeites nacionais, os melhores azeites monovarietais de galega e cobrançosa, os melhores azeites de produção biológica, os melhores azeites de quinta e de cooperativa e os melhores azeites com Denominação de Origem Protegida (DOP).
Na sessão de abertura e de encerramento vão estar presentes o presidente do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, Gonçalo Morais Tristão, o presidente da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, CRL, Paulo Ribeiro, António Joaquim de Medeiros, presidente da Câmara de Valpaços, e Álvaro Mendonça e Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal – CAP. Está ainda prevista a participação do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
O congresso é organizado pelo CEPAAL, em parceria com a Câmara Municipal de Valpaços, e visa, segundo refere um comunicado da organização, “contribuir para a dinamização do setor Olivícola e Oleícola Nacional, um dos mais importantes da economia nacional, enquanto fórum de debate e esclarecimento, ponto de encontro para os profissionais da área e fonte de partilha de conhecimento, privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica”.
A Feira Nacional de Olivicultura vai decorrer entre 17 e 19 de maio, no Pavilhão Multiusos em Valpaços, e vai reunir uma exposição de produtores e fornecedores de azeite. Resulta de uma organização conjunta entre o município de Valpaços, a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, o CEPAAL, a Associação dos Olivicultores de Trás-Os-Montes e Alto Douro (AOTAD) e a CAP.
Veja aqui o programa.
Azeite movimenta anualmente cerca de 30 milhões de euros
Desde o ano 2000 a produção nacional de azeite “mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes, ultrapassando a fasquia dos mil milhões de euros em 2023”, indica a organização.
Por outro lado, em todo o mundo o preço do azeite “aumentou de forma exponencial nos últimos meses, transformando-o no novo ‘ouro verde’ e colocando mais e novos desafios ao setor Olivícola e Oleícola Nacional”.
Segundo também o município, o azeite é “a segunda produção agrícola com maior peso na economia transmontana, a seguir ao vinho”, e movimenta anualmente um valor bruto de 30 milhões de euros.
No concelho de Valpaços, a produção média anual de azeitona é de “11 mil toneladas, dos quais se extraem cerca de dois milhões de litros de azeite”.