EM TELA: Cartas Cruéis (“Wicked Little Letters”)

Em Tela, Wicked Little Letters

“Wicked Little Letters” é um filme de 2023 realizado por Thea Sharrock, baseado numa história verídica, que foi na realidade um escândalo, digamos, improvável. O filme conta com as participações de Olivia Colman e Jessie Buckley nos papéis principais, e ainda Timothy Spall, Anjana Vasan, Malachi Kirby, entre outros.

A história passa-se em 1920 na cidade costeira inglesa de Littlehampton e segue uma investigação para apurar o autor anónimo de numerosas cartas com conteúdos insultuosos que, aos poucos, começam a preocupar a população da vila. No centro da trama estão duas vizinhas, Edith e Rose, e seguimos as vidas delas aquando deste cruel escândalo que as coloca no centro de um jogo mesquinho. Rose é extravagante. Edith é simples e vive em casa dos pais, com uma educação católica rígida.

O filme é uma comédia negra muito leve e escandalosamente divertida. Jessie Buckley e Olivia Colman entregam-nos duas performances sólidas com bastantes nuances. O elenco adicional também se revela um trunfo para que o filme resulte. A narrativa está bem construída e, sendo um filme com algum mistério, é interessante ver como é que os acontecimentos e a própria investigação se desenrolam e culminam num interessante clímax. Aqui, os bons costumes misturam-se com a mesquinhez e a crueldade e há quem se entusiasme por prejudicar o outro. E nós rimos pela forma como estas coisas acontecem e como o argumento está engendrado.

É uma tramóia entre o conservadorismo e o extravagante, entre o correcto e o maldoso e entre a verdade e a calúnia. E o conteúdo das cartas, em termos de comicidade, suscita o riso. É um filme que entretém bastante, servindo o seu propósito.

Estrelas: 10 em 10

Este autor não escreve segundo o novo acordo ortográfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!