Porto conquista três Prémios Acesso Cultura

A cidade Invicta conquistou três Prémios Acesso Cultura, numa cerimónia realizada a semana passada (21 de junho), em Lisboa, e que distinguiu as boas práticas nesta área a nível nacional.

O programa municipal “Cultura em Expansão” venceu o Prémio Acesso Cultura de Acessibilidade Social. Este programa já vai na quarta edição e tem alargado por toda a cidade práticas culturais, com atividades de acesso livre que privilegiam os bairros sociais e outros espaços urbanas, através de iniciativas nas áreas do teatro, música e cinema. Além disso, dinamiza laboratórios de estímulo à criatividade artística e promove atividades durante todo o ano, que terminam num grande espetáculo de encerramento no Rivoli. Este ano, serão apresentados os projetos de João Salaviza e Ricardo Alves Jr. E contará com um concerto de Oupa!.

As políticas culturais do muncípio também foram merecedoras de um galardão, desta vez, o Prémio Acesso Cultura de Acessibilidade Física, atribuído ao projeto SIA – Sistema de Itinerários Acessíveis, da responsabilidade da Provedoria dos Cidadãos com Deficiência da autarquia. O SIA é uma aplicação que nasceu no âmbito da Elaboração do Plano de Promoção de Acessibilidade para Todos da cidade do Porto e tem como objetivo consultar as ruas com acessibilidade, espaços e equipamentos públicos da cidade, apoiada nos itinerários dos transportes públicos.

O projeto “Um teatro para todos” do Teatro Nacional de São João (TNSJ) foi outro dos vencedores, mereceu uma menção honrosa no Prémio Acesso Cultura de Acessibilidade Social. Este projeto tem sido desenvolvido através de tradução em língua gestual e áudio descrição, ou através das sessões culturais descontraídas que promovem um ambiente mais informal, com maior flexibilidade de movimentos e de ruídos na sala.

Houve 40 projetos a nível nacional que se candidataram a estes prémios, inseridos na Semana Acesso Cultura com o objetivo de verem distinguidas boas práticas que promovessem a melhoria das condições de acesso aos espaços culturais e à oferta cultural.

Estes prémios juntam-se aos quatro Prémios APOM, atribuídos, na semana anterior, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e considerados os “Óscares” dos museus portugueses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!