Votação aberta para escolher Prémio Público do PortoCartoon 2017

Desde o início deste mês, qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo já pode votar no seu cartoon preferido, no Museu Virtual do Cartoon e no Museu Nacional da Imprensa (urna).

Uma imagem pode valer mais que mil palavras, neste caso, que mil sorrisos e é o que procuram os 43 cartoons selecionados pelo Júri internacional do 19th PortoCartoon –World Festival, em março. Artistas da Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, China, Espanha, E.U.A., França, Indonésia, Irão, Itália, México, Polónia, Roménia, Sérvia, Turquia e Ucrânia caricaturaram os problemas mais preocupantes do mundo dentro do tema “Turismo”. De Portugal, estão em votação os trabalhos dos cartoonistas Aurélio Mesquita, Duarte Guerreiro, Fernando Saraiva e Vasco Gargalo.

A votação do público é totalmente independente da decisão do júri, que escolheu Luc Vernimmen, da Bélgica, como vencedor do PortoCartoon 2017, com a obra “Sustainable Tourism”. Desde 2006, a opinião do júri e do público coincidiu apenas uma vez, em 2015, com o desenho vencedor de Alessandro Gatto (Itália), “Window”, sobre o tema da 17ª edição, “A Luz”.

O vencedor do Prémio Público 2017 será convidado a apresentar uma exposição individual no PortoCartoon do próximo ano.

A votação decorre até ao dia 31 de dezembro, através da internet ou na urna física, disponível no Museu Nacional da Imprensa.

O que é o Museu da Imprensa?

O Museu da Imprensa (MNI) abriu portas em 1997 e funciona 365 dias por ano, orientando a sua estratégia para a descentralização cultural e a internacionalização, numa linha de conquista de novos públicos.

A partir de 1999, o MNI começou a organizar o PortoCartoon, utilizando os cartoons como um estilo jornalístico que faz refletir sobre os maiores problemas do mundo. Em 2005, o museu virtual abriu as “portas”para os utilizadores da internet e começou a abrir votações online para o público para os prémios do ano seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!