Penafiel já conta com Unidade de Cuidados na Comunidade

O concelho de Penafiel dispõe, desde terça-feira, 9 de janeiro, de uma Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade, localizada em Figueira.

Para além das equipas de Medicina Geral e Familiar já existentes, mais de 70 mil habitantes (inscritos no Centro de Saúde de Penafiel – Agrupamento de Centros de Saúde do Vale do Sousa Sul) passam a ter acesso a uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) composta por uma equipa especializada com seis enfermeiros, assistente técnica, técnica de serviço social, nutricionista e psicóloga clínica.

A UCC pretende prestar todos os cuidados de saúde, apoio psicológico e social de cariz domiciliário e comunitário, em especial, a pessoas em situação de maior fragilidade.

Para além dos cuidados, esta unidade atua também na educação para a saúde, integração em redes de apoio à família e também na implementação de unidades móveis de intervenção.

Em comunicado citado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) indica que 96% da população da região de saúde do norte já dispõe de uma cobertura assistencial por parte das UCC, prevendo-se uma cobertura total até ao final do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!