Festival da Lampreia começa sexta-feira em Penafiel

O Festival da Lampreia regressa à cidade de Penafiel no próximo dia 16 de fevereiro, com mais restaurantes aderentes do que na edição passada.

O certame, promovido pela Câmara Municipal de Penafiel com o apoio da APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), conta, este ano, com a adesão de 14 restaurantes do concelho e um do Marco de Canaveses.

No último fim de semana do festival, de 23 a 25 de março, haverá uma tenda gigante, na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, na qual estarão presentes cinco restaurantes, onde os amantes de lampreia a poderão saborear, com arroz ou à bordalesa, à moda de Penafiel, por 10 euros.

A 24 de março, terá lugar a primeira entronização da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios e no domingo, dia 25, último dia do festival, haverá a atuação dos grupos folclóricos de Irivo, Penafiel e São Mamede de Canelas.

Ao longo de cinco semanas, “A Rota da Lampreia” possibilitará a degustação desta iguaria que, segundo Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, permitirá a quem visita Penafiel, “aprofundar a nossa gastronomia e a beleza do vasto património penafidelense”.

A lampreia, entre fevereiro e abril, deixa o mar e regressa ao Rio Douro e ao Rio Minho para desovar, onde é pescada, chegando à mesa dos portugueses nesta altura do ano.

Esta iguaria não integra só a gastronomia portuguesa, fazendo também parte das refeições de muitos outros países, como acontece em Inglaterra, onde há tradição de oferecer um pastel de lampreia à Rainha Isabel II, no Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!