OPINIÃO: É Urgente…

É urgente viver! O tempo escorre por entre os dedos das nossas mãos. É urgente parar e refletir sobre o que andamos a fazer uns aos outros e, fundamentalmente, a nós próprios.

É urgente banirmos por completo as guerras. É inadmissível continuarmos a assistir à interrupção de vidas de muitas pessoas inocentes, incluindo crianças, que se vêm privadas de uma infância e vida felizes, por causa de ambições desmedidas e disputas pelo poder.

Riscarmos a palavra violência do mundo, que afeta muitas mulheres e crianças que vivem o seu sofrimento no silêncio das suas casas que deveriam ser os seus portos de abrigo e paz.

É indispensável prestarmos mais atenção aos nossos idosos e integrá-los nas nossas vidas e rotinas, em vez de os internarmos em lares, onde muitas vezes os aguardam a desumanidade e a falta de condições para viverem confortavelmente. Nada substitui a família e esta tem obrigação de não os deixar entregues à sua sorte.

Não admitirmos os maus tratos e abandono de animais pelos seus donos. Gostariam de ser abandonados numa estrada ou floresta? Ou ainda, serem mal alimentados e maltratados?

É indesculpável e deve ser punido com severidade a violação de mulheres e crianças. Vivemos para ser felizes, para ver respeitados os nossos direitos, enquanto cidadãos do mundo, e não para sermos perseguidos ou molestados por comportamentos abomináveis.

É premente respeitarmos o planeta em que vivemos, ele é a casa grande onde todos nós habitamos. Reciclar, reutilizar, limpar as florestas, não permitir incêndios, dizer não ao nuclear e a substâncias que poluem o ar e a água. Todos beneficiaríamos e a nossa saúde agradeceria.

Igualdade de oportunidades no trabalho e remunerações condignas, independentemente do género, é um direito do qual não devemos prescindir.

É urgente não admitir a corrupção e sermos pessoas de boa fé e honestas, dessa forma, contribuiremos para uma sociedade mais íntegra, onde ninguém será lesado.

Devemos usar da fraternidade para uma sociedade humanitária, solidária e inclusiva. Nunca se recusem a ajudar os outros, agarrem a oportunidade que a vida vos oferece de fazer o bem sem olhar a quem e apenas pela satisfação de o praticar. A recompensa será muito boa, porque se o bem fizeres a vida encarregar-se-á de te coroar com o melhor na tua existência. Lembrem-se sempre de agradecer.

Não deixem para amanhã o que podem fazer hoje. Esta frase tão antiga e cheia de sabedoria deve ser levada à risca. Se têm sonhos nas vossas vidas, concretizem-nos. Desistir nunca, persistir sempre.

É urgente ser comedido nas suas demonstrações de afeto, se este for apenas para aferir das suas capacidades de seduzir sem escrúpulos. Evite jogar com os sentimentos dos outros. Trate o seu semelhante como de si mesmo se tratasse ou melhor ainda.

Seja reconhecido pela atenção que os outros lhe prestam.

Seja uma pessoa inspiradora e motivadora. Dê o melhor de si em tudo aquilo que fizer.

Seja humilde, sem, contudo, se deixar anular. Você é muito importante na sua vida.

Esta semana fecho a minha opinião com um poema de Eugénio de Andrade. Sejam felizes.

É urgente o Amor,
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros,
e a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer.

One thought on “OPINIÃO: É Urgente…

  1. É urgente o Amor,
    É urgente um barco no mar.
    É urgente destruir certas palavras
    ódio, solidão e crueldade,
    alguns lamentos,
    muitas espadas.
    É urgente inventar alegria,
    multiplicar os beijos, as searas,
    é urgente descobrir rosas e rios
    e manhãs claras.
    Cai o silêncio nos ombros,
    e a luz impura até doer.
    É urgente o amor,
    É urgente permanecer. Tudo isto é verdade concerteza mas muitas pessoas gostam de fazer com que o amor seja afastado Como o amor de um pai para uma filha que certas pessoas fizeram tudo para os afastar Mais como se diz o amor é mais forte de que tudo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!