Requalificação da EB Gonçalo Sampaio na Póvoa de Lanhoso começa no verão

As obras de requalificação na Escola Básica Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, deverão arrancar nas férias de verão. O contrato da empreitada foi assinado a 21 de março.

A operação “Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Básica Gonçalo Sampaio” inclui obras de requalificação e modernização nos blocos A, B, C, D e E, no prazo de 12 meses depois da adjudicação da empreitada, num investimento de dois milhões e 500 mil euros, financiados a 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

A necessidade da intervenção urgente na escola já era esperada há algum tempo, sendo disso prova, segundo a autarquia, o relatório efetuado pela DGEstE – DSRN (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Norte) e o acordo de colaboração para a requalificação e modernização das instalações estabelecido entre o município e o Estado, através do Ministério da Educação.

A escola está em funcionamento desde 1984 e foi edificada de forma dispersa (em cinco blocos mais o pavilhão desportivo, ao qual acresce ainda um pavilhão pré-fabricado), devido à acentuada diferença de cotas existente no terreno disponibilizado para a sua construção.

Esta situação “condicionou fortemente a implantação e execução originais dos blocos, dispersando-os em diversos patamares”, tendo sido, por isso, construídas várias escadarias e planos inclinados, além de os alunos serem obrigados a fazer um longo percurso até à entrada de cada bloco. Associado a estas construções “desajustadas”, a escola possui também um “nível de degradação significativo”.

Devido a esta realidade, a autarquia decidiu elaborar uma candidatura para a requalificação da escola, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!