DATAS: Dia Mundial do Vitiligo

Este domingo, 25 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Vitiligo.

Este ano, o tema das celebrações da Vitiligo Research Foundation, que vão acontecer no Cazaquistão, é “Vitiligo: Um olhar para o futuro”. Esta temática coloca ênfase “no avanço do conhecimento e tratamento” desta doença.

A data foi assinalada pela primeira vez em 2011 e procura “aumentar a consciencialização sobre o vitiligo, combater o preconceito e arrecadar fundos para pesquisa, apoio e educação”, refere o site da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde brasileiro.

A campanha surgiu da determinação de organizações sem fins lucrativos, como a Vitiligo Research Foundation (Estados Unidos da América) e a Vitiligo Support and Awareness Foundation (Nigéria), e os seus apoiantes. O dia foi escolhido pelo CEO da Vitiligo Research Foundation por ser a data do falecimento de Michael Jackson (25 junho 2009), que também tinha esta doença.

O vitiligo é “uma despigmentação da pele localizada ou difusa, caracterizada por manchas de pele branca bem delimitadas e com tendência para a simetria”, refere o site da CUF.

A causa da doença, que afeta cerca de 1% da população do mundo, é ainda “desconhecida sendo a hipótese autoimunitária aquela que reúne mais consenso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!