DATAS: Dia Mundial de Combate à Pólio

Esta terça-feira, 24 de outubro, assinala-se o Dia Mundial de Combate à Pólio.

Esta data foi instituída há mais de uma década para comemorar o nascimento de Jonas Salk, médico, virologista e epidemiologista norte-americano, que liderou a primeira equipa a desenvolver uma vacina contra a doença.

A utilização desta vacina levou à criação da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, em 1988, da qual a Organização Mundial de Saúde faz parte, indica o site das Nações Unidas.

Em 1994, a região das Américas foi a primeira a ser certificada livre da pólio e, em 2020, a região africana também o conseguiu. Atualmente, a doença é endémica em dois países, Paquistão e Afeganistão, refere o site End Polio Now.

A poliomielite é uma doença infeciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. Este vírus, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, “ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia”.

Embora não exista cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi usada pelo Rotary e seus parceiros “para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!