Nesta penúltima jornada do campeonato é de salientar que o encontro entre o Desportivo das Aves e o Benfica esteve em risco de não ser realizado.
Sábado, 18 de julho: Rio Ave 2 – 2 Santa Clara
A equipa de Vila do Conde entrou melhor naquele que foi o primeiro jogo da penúltima jornada da I Liga. Precisava de vencer para, caso o Famalicão perdesse, ainda correr para as competições europeias.
Piazon ameaçou logo de fora da área, mas o guarda-redes do Santa Clara, estava atento e mostrou que sabia defender. Ainda houve recarga, mas Piazon atirou por cima da baliza adversária. Com vários perigos criados, a equipa da casa consegue chegar mesmo à vantagem, com Mehdi Taremi a marcar aos 23 minutos. Este golo pareceu fazer bem ao Santa Clara, que desbloqueou o seu jogo e começou a chegar mais vezes à baliza adversária.
Em cima do intervalo surge o golo do Santa Clara, Zé Manuel fez o empate e fez com que ambas as equipas fossem para intervalo com o mesmo número de golos no marcador. Já na segunda parte, por algum tempo a equipa dos Açores alarga a vantagem para o 2-0, com um cabeceamento de Fábio Cardoso aos 69 minutos. O Rio Ave reduz no marcador através de uma grande penalidade marcada por Taremi, que bisa neste jogo em Vila do Conde.
O Rio Ave, atualmente, tem 52 pontos, menos um que o Famalicão, e o Santa Clara alcança os 42 pontos, estando em 10.º lugar na tabela classificativa.
Famalicão 2 – 2 Boavista
O Famalicão entrou mais forte no jogo e criando várias oportunidades de golo e, logo aos nove minutos, surgia o primeiro, com o cabeceamento de Toni Martínez. Sempre criando várias oportunidades ao longo da partida, acaba por chegar o segundo golo. Fábio Martins, através de uma grande penalidade, marca e alarga a vantagem para a equipa da casa.
Na segunda parte, o Boavista entrou com outra atitude no jogo, acabando por dar uma reviravolta. Aos 60 minutos, surge o primeiro golo dos axadrezados, com Riccieli a atirar para o fundo das redes da baliza adversária. O empate chegou através de um penálti marcado por Bueno. O Famalicão ainda voltou à carga para ver uma vantagem no marcador, mas sem sucesso.
Com este empate, o Famalicão vê adiada para a última jornada o ingresso nas competições europeias. Está com 53 pontos, em quinto lugar, no entanto, o Boavista está na 11.ª posição, com 39 pontos.
Domingo, 19 de julho: Belenenses SAD 1 – 0 Gil Vicente
Um jogo caracterizado por poucas ocasiões de golo para ambas as equipas. O único golo da partida surgiu já nos minutos finais por Marco Matias a dar vantagem ao Belenenses SAD.
Esta vitória frente o Gil Vicente interrompeu uma série de encontros sem vencer e faz com que os azuis fiquem mais perto de garantir a permanência na I Liga. O Gil Vicente continua na nona posição da tabela, com 42 pontos.
Vitória SC 1 – 0 Marítimo
Durante a primeira parte, o Marítimo apresentou-se a equipa mais forte dentro das quatro linhas, criando vários lances de perigo, mas é o Vitória SC que chega ao golo. Marcus Edwards pegou a bola no meio campo adversário e passou por vários adversários até chegar à área do Marítimo e atirar para o fundo das redes e fazer o 1-0.
Na segunda parte, a equipa da casa bem tentou alargar a vantagem, mas as bolas iam ao ferro. Já nos descontos, o Marítimo tentou alcançar o empate, mas novamente aos ferros da baliza adversária.
Com este resultado, o Vitória SC continua em sétimo lugar, com 49 pontos, e o Marítimo encontra-se na 12.ª posição, com 38 pontos.
Segunda-feira, 20 de julho: Paços de Ferreira 2 – 1 Portimonense
Logo após oito minutos do apito inicial, o Paços de Ferreira já estava a fazer o primeiro golo da partida. Bruno Santos aproveitou um erro do guardião do Portimonense e atirou para o fundo das redes. Dez minutos depois, é a vez de a equipa visitante empatar, através de um livre batido por Tabata. O defesa da equipa pacense ainda tentou cortar, mas colocou a bola no interior da baliza.
Perto do intervalo, aos 41 minutos, Denir Jr faz o segundo para a equipa da casa, indo assim com uma vantagem mínima para os balneários. O Portimonense entrou na segunda parte mais perigoso, mas a bola parecia que não queria entrar na baliza adversária.
Com esta vitória frente ao Portimonense, o Paços de Ferreira garante a sua permanência na I Liga, com 38 pontos. Já o Portimonense está com 46 pontos e ainda deixa para a última jornada a decisão se permanece ou não na I Liga.
Tondela 1 – 0 SC Braga
Logo desde o início da partida que o Tondela mostrava que queria vencer. Philipe Sampaio rematou mas foi fácil para Matheus segurar. Minutos depois, foi a vez de Pepelu tentar a sua sorte, mas falhou a baliza adversária por pouco. Perto do intervalo, o Braga ainda teve duas oportunidades para chegar ao golo, mas sem sucesso.
O único golo da partida surgiu aos 74 minutos, já na segunda parte, por Tavares. Aos 87 minutos, o Tondela ficou reduzido a 10 unidades, após Filipe Ferreira ter visto o segundo amarelo.
Com esta vitória, o Tondela ganha um novo folgo sobre a permanência na I Liga, ficando três pontos acima do penúltimo lugar. O SC Braga está em quarto lugar, com 57 pontos.
FC Porto 6 – 1 Moreirense
O primeiro golo da partida surgiu aos quatro minutos, marcado por Luis Díaz, que cabeceou para o fundo das redes. Golo este que deixou o Moreirense mais livre e que chegou ao empate aos 20 minutos de jogo, por Abdu Conté.
Na segunda parte, o FC Porto entrou mais forte e mais golos começaram a surgir por parte da equipa azul e branca. Aos 51 minutos, foi Otávio que alargou a vantagem para o 2-1. Apenas três minutos depois, foi marcado penálti e Alex Telles foi chamado a bater e a fazer o terceiro no Estádio do Dragão. Aos 61 minutos, é a vez de Marega, que através de um livre direto, atira para o fundo das redes da equipa de Moreira de Cónegos. Aos 78 minutos, foi Soares que marcou o 5-1. Dez minutos depois, Tiquinho faz bis na partida e marca o sexto golo da noite para o FC Porto.
O Moreirense encontra-se em oitavo lugar, com 43 pontos. O campeão nacional vai na frente com 82 pontos.
Terça-feira, 21 de julho: Desportivo das Aves 0 – 4 Benfica
Um jogo que esteve em risco de não ser realizado e que ficou marcado pela atitude, no minuto inicial da partida, por parte dos jogadores do Desportivo das Aves que permaneceram estáticos, em forma de protesto por tudo o que o clube está a viver neste momento.
O primeiro golo da partida surgiu aos 4 minutos, por Rafa. A primeira parte caracterizou-se por um Benfica a criar mais oportunidades de golo e os homens da equipa de Vila das Aves a raramente incomodarem o guardião das águias. O segundo golo surgiu já na segunda parte, por Pizzi, aos 5o minutos. Já aos 87 minutos, Nélson Veríssimo a estrear-se pela equipa neste jogo e a marcar o terceiro para o Benfica. Já nos minutos de compensação, volta a bisar e a marcar o quarto golo da noite.
O Benfica mantém-se em segundo lugar, com 74 pontos, e o Desportivo das Aves em último, com 17 pontos.
 
			