A Equipa

Ana Regina Ramos

Responsável pelo projeto

Sonhadora e amante do desenho e pintura foi assim que sempre se descreveu.

No entanto, ao longo do último ano do Secundário até hoje, altura que está licenciada em Ciências da Comunicação – Vertente Jornalismo, foi descobrindo novos gostos, novos mundos. Descobriu (e ainda está a descobrir) a vida, descobriu também o quão é enriquecedor e entusiasmante interagir com pessoas novas todos os dias e ouvir as suas histórias e, ao mesmo tempo, dar-lhes informação, desvendar a verdade das coisas.

A rádio é algo que a fascina. Não se vê, não se escreve. Sente-se. Quer conseguir transmitir este fascínio aos seus futuros ouvintes.

Quer conhecer mais de Penafiel, do Porto e do mundo. Quer ajudar a tornar o mundo um lugar mais transparente e mais consciente! Claro, sem esquecer o lado criativo! A conjugação da arte e a informação é o que a vai ajudar ao longo deste caminho que espera que seja longo.

 

Cláudia Magalhães

Vive em Penafiel e é licenciada em Farmácia. Além da farmácia, dedica-se também à sua marca de roupa “Hikarimar”, a concretização de um sonho de infância.

É a responsável pelas notícias sobre o mundo da moda e pela rubrica relacionada com a alimentação, Ideias Saudáveis, no Jornal Referência.

 

Joana Aleixo

A Joana é sonhadora e colecionadora de memórias. Acredita que a dignidade que colocamos nas coisas se traduz no quanto gostamos delas.

Vive de letras, boas conversas, de fotografia e cultura. Assustam-na pessoas com ideias acabadas para toda a vida.

É licenciada em Ciências da Comunicação, fez uma Pós-Graduação em Marketing, Publicidade e Design e um Mestrado em Jornalismo. Estudos que fomentaram um gosto singular pelas artes do espetáculo e pelo mundo da informação.

No Jornal Referência, é responsável pela crónica de cinema, “Em Tela”.

 

Filipa Rocha

Mestre e licenciada em Ciências da Comunicação – ramo jornalismo, adora escrever e o mundo da comunicação sempre a fascinou. É uma das áreas que lhe interessa imenso desde pequena, saber o que estava por detrás do pequeno ecrã que temos em nossa casa, a que chamamos Televisão.

Nos dias de hoje, com o desenvolvimento do digital, uma das áreas que ela também se apaixonou foi com Marketing Digital, nomeadamente as Redes Sociais. Atualmente, trabalha na área do jornalismo através da assessoria de imprensa e conta também com um projeto próprio sobre marketing, onde o objetivo passa por ajudar pequenos negócios locais a estarem no online de forma simples e descomplicada.

 

Vanessa Pereira

Natural de São João da Pesqueira e licenciada em Comunicação Social pelo IPV – Instituto Politécnico de Viseu. Mais de 10 anos ao serviço da rádio local, também escreveu no jornalismo impresso de jornais nacionais e, atualmente, é jornalista ao serviço da CNN Portugal/TVI.

O Jornal Referência acompanhou todos estes passos. “É a casa que os amantes do jornalismo procuram. Essencial neste meu caminho. Um orgulho e uma honra”.

O jornalismo precisa de nós. Este é o Jornal Referência. Sejam bem-vindos!

 

Denise Pessoa

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Pós-graduação em Jornalismo Especializado e Mestrado em Jornalismo são as suas formações académicas, mas não é isso que a define.

Vive entre o Porto e Santa Maria da Feira. Seguiu sempre os seus sonhos e tentou dar à sua vida um melhor rumo. O Jornal Referência cruzou-se no seu caminho em 2017 e, desde então, veio para ficar. Porque gosta de apoiar projetos de bom, original e isento jornalismo. Porque a escrita é uma das suas grandes paixões e porque acredita que o mundo não vive sem conhecimento e sem cultura.

 

Sebastião Maia

Sebastião Maia nasceu no Porto, em 1995. Formou-se como ator no Balleteatro Escola Profissional, licenciou-se em Teatro – Variante Interpretação na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo), onde também fez uma pós-graduação em Dramaturgia e Argumento.

Além de dar aulas de teatro, também gosta de escrever coisas em vários cadernos. Coisas essas que talvez cheguem a ver a luz do dia, ou talvez não. É ainda recriador histórico no grupo História Viva.

No Jornal Referência, escreve críticas de cinema, na rubrica “Em Tela”.

 

Francisco Lima

O Francisco vive dividido entre Ponte de Lima (a terra onde cresceu) e o Porto (onde estudou e vive atualmente).

É licenciado em Direito e terminou recentemente o mestrado em Direitos Humanos. Gosta de escrever, desde passagens rotineiras sobre o pôr do sol a crónicas sociais sobre a beleza da democracia – bem como os seus perigos e fragilidades.

Considera a liberdade de expressão um valor essencial e basilar em qualquer sociedade e é por isso que gosta – e continuará – de escrever.

Atualmente, escreve apenas rubricas para o “Em Tela”, onde tenta conjugar duas das suas grandes paixões – cinema e direitos humanos – porque, e como ele diz, o cinema é uma das mais genuínas e autênticas formas de, humildemente, nos pormos nos “sapatos dos outros”.

 

Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho é um jovem cronista de futebol, a sua principal paixão. Natural do Porto, é licenciado em Marketing e tem formação de Scouting nível I. Em 2017/18 iniciou a rubrica “Estádios de Alma”, levando semanalmente os nossos leitores a estádios do distrito e Área Metropolitana do Porto, onde se vive intensamente o clube da terra! Depois, criou uma nova rubrica: “Ligas de Referência”, com antevisões sobre alguns jogos da mesma zona.

Atualmente, é comentador sobre jogos e vários temas ligados ao futebol no podcast “Remate Final”/”Remate À Conversa”.

 

Autores do projeto:

 

 

 

 

Ana Regina Ramos       Hugo Pinto

error: Content is protected!