O Projeto

Tudo começou em 2015 com uma conversa entre dois melhores amigos, Ana Regina Ramos e Hugo Pinto, dois jovens apaixonados pelo vídeo e fotografia e por contribuir para o conhecimento das pessoas. Surgiu a ideia de um projeto digital que juntasse as duas áreas e permitisse aos dois fazer o que gostam.

Depois de vários brainstormings, veio o nome: Jornal Referência, pretendendo destacar-se no meio dos projetos de informação que existem em Portugal.

Ainda em forma de blogue e abrangendo, principalmente, a cidade de Penafiel e do Porto, o projeto foi crescendo como um hobby.

Por cá passaram – e alguns ainda continuam – vários jovens colaboradores ligados à comunicação e especialistas noutras áreas. Nasceram, então, algumas rubricas e o projeto foi ganhando rumo e profissionalização, pelas rédeas da então jornalista Ana Regina Ramos.

Após uma pausa para reorganizar conteúdos, evoluir profissionalmente e arrecadar colaboradores, o Jornal Referência ressurgiu com muitas novidades, mais qualidade e com o tão esperado site com domínio próprio!

O objetivo manteve-se sempre o mesmo: informar com um olhar jovem, leve e moderno, chegando ao maior público possível e contribuindo para uma sociedade cada vez mais informada e consciente.

Atualmente, somos um site de notícias da região norte de Portugal: “Jornal Referência, o norte da informação”!

Publicamos notícias nos vários formatos, sempre com rigor e confirmação de dados, realizamos iniciativas para dinamizar os nossos conteúdos, desenvolvemos novas rubricas nas mais variadas áreas e temos também um espaço de partilha de opinião, porque defendemos a pluralidade de ideias.

Abrangemos 86 concelhos pertencentes à Região Norte de Portugal, definidos pela CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) e inseridos em oito distritos (Porto, Aveiro, Guarda, Braga, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Bragança).

Todos os conteúdos de opinião e crítica – que não expressam a posição do Jornal Referência – são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Todos os conteúdos publicados no Jornal Referência têm os Direitos Reservados.

Entre as rubricas estão:

  • “Em Tela”: Todas as sextas-feiras, selecionamos um filme/série/documentário e realizamos uma crítica independente, subtil e sem spoilers.
  • “Contra Tela”: Derivado da rubrica “Em Tela”, surge este podcast mensal que promete falar sobre cinema de uma forma apaixonada, rigorosa e com apelo à Cultura.
  • “Dá-me Letra”: Uma vez por mês, queremos ‘dar letra’ com bandas/artistas solo regionais. Numa conversa informal e em vídeo, damos a conhecer mais sobre a sua paixão pela música.
  • “Ideias Saudáveis no Prato”: Mensalmente, trazemos sugestões de receitas que possam contribuir para uma alimentação saudável e que foram preparadas especialmente em vídeo.
  • “Ideias Saudáveis”: De duas em duas semanas, trazemos sugestões que possam contribuir para uma alimentação saudável e respetivos benefícios.
  • “Remate à Conversa”: Neste podcast mensal, queremos debater o que se passa no mundo do futebol, com foco na Região Norte do país, de uma forma assertiva e desprovida de fanatismos clubísticos. Podem contar com convidados especiais.
  • “Por outras palavras”: Todos os meses, selecionamos um conceito relacionado com a Psicologia, de forma a explicar e desmistificar ideias existentes nesta área.
  • “Opinião”: Nesta secção apresentamos artigos de opinião/crónicas sobre variados temas e escritos por diferentes autores. Atualmente, o nosso autor ‘residente’ é Romão Rodrigues, com a rubrica “Desinteresso-me até certo ponto”.

Podem esperar do Jornal Referência:

  • Informação: Somos um site de notícias sobre a Região Norte que procura informar o seu público, de forma a contribuir para uma sociedade mais consciente.
  • Rigor: É uma das nossas principais preocupações quando procuramos a informação, que é sempre verificada em vários locais fidedignos.
  • Diversidade: Tal como procuramos diversas fontes de informação para os nossos conteúdos, também defendemos a pluralidade de ideias.
  • Juventude: Somos uma equipa jovem que utiliza esse olhar diferente e inovador para poder captar novas perspetivas do mundo ao nosso redor.
  • Transparência: Do Jornal Referência podem sempre esperar transparência dos nossos conteúdos, bem como da nossa forma de trabalhar e de apresentar a informação.
  • Proximidade: Pretendemos sempre manter uma longa e saudável proximidade entre os membros da equipa, assim como com o nosso público, que funciona como o nosso motor.
  • Público: Os nossos seguidores/leitores são o que nos faz ter ainda mais motivação para seguir com este projeto que é uma partilha de conhecimento e experiências.
  • Inovação: Assim como os nossos seguidores/leitores são o nosso motor, também as novas ideias fazem com que o projeto exista e se renove constantemente.

jornalreferencia@sapo.pt
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Flickr
Soundcloud

error: Este conteúdo está protegido!!!