Já ouviram falar de “coleção Resort“? No primeiro “À Moda do Norte” do ano, vamos abordar este conceito muito conhecido no mundo da moda.
“Resort“, ou também designada “Cruise“, é uma coleção de meia-estação, lançada em maio ou junho, entre as duas principais coleções: primavera/verão e outono/inverno.
Este conceito surgiu entre os anos 20 e os anos 30, com o intuito de satisfazer as necessidades das famílias da alta sociedade, uma vez que passavam férias no Mediterrâneo e precisavam de roupas mais frescas, vestidos leves, fatos de banho e outras peças ideais para um passeio de barco ou uma ida à praia.
Inclusive, Coco Chanel, em 1919, criou uma coleção destinada às suas clientes mais influentes que passavam o início da primavera em Biarritz. Esta coleção era composta por roupas mais fluídas, à qual a designer apelidou de Croisière, que, em francês, significa “cruzeiro”.
Nas “coleções Resort”, os designers podem escolher o local onde irá decorrer a apresentação e o desfile das novas peças. Esta é a principal diferença entre este tipo de coleções e as coleções “Ready-To-Wear” (primavera/verão e outono/inverno), uma vez que estas decorrem nas principais cidades da moda.
Para as grandes marcas, as “coleções Resort” são uma excelente oportunidade, uma vez que o lançamento decorre fora das Semanas da Moda, havendo uma menor concorrência. Conseguem, ainda, ter um maior destaque, pois normalmente escolhem locais exuberantes para os seus desfiles. Em 2016, por exemplo, a Chanel realizou o lançamento da sua “coleção Cruise” em Havana, Cuba.
Normalmente, estas criações ficam disponíveis nas lojas físicas e online por mais tempo, comparativamente com as coleções “Ready-To-Wear”.
Hoje em dia, este conceito não é apenas usado por marcas de luxo. Outras marcas, inclusive slow fashion, lançam “coleções Resort”.
Imagem: Julia Volk/Pexels/Jornal Referência