FC Porto nos oitavos e SC Braga nos ’16 avos’ nas competições europeias

Imagem: Ana Regina Ramos/Canva

Foi um jogo difícil no Dragão. O FC Porto sofreu diante do Manchester City FC, mas conseguiu manter o 0 – 0 e, com isso, garantir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões pela 16.ª vez na sua história. O SC de Braga venceu o AEK Atenas, por 4-2, em Atenas, em jogo a contar para a 5.ª jornada do Grupo G da Liga Europa e conseguiu um lugar nos 16 avos de final da competição.

A equipa de Sérgio Conceição teve de lidar com uma forte pressão da equipa inglesa, mas Marchesín fez uma grande exibição ao negar por diversas vezes o golo que parecia certo ao adversário e ajudou a segurar o ponto necessário para a qualificação.

O FC Porto mostrou dificuldades em sair a jogar face à pressão da equipa de Pep Guardiola, que foi desmontando a organização dos azuis e brancos. Mesmo em cima do intervalo, Sérgio Oliveira testou Ederson com um remate de longe, a sair um pouco por cima. Os dragões recolhiam ao balneário sem um único remate enquadrado com a baliza.

O domínio inglês tornou-se ainda mais evidente no segundo tempo. O Manchester City FC ainda marcou aos 80 minutos, mas acabaria por ser anulado por fora de jogo de Rodri no início da jogada.

O SC Braga começou o encontro com o pé direito e chegou ao golo logo aos 7 minutos de jogo. O segundo golo não tardou e, dois minutos depois, foi Ricardo Esgaio a marcar. O AEK Atenas reagiu bem aos golos sofridos e, aos 31 minutos, reduziu a desvantagem.

Já perto do intervalo, a equipa minhota ainda fez o terceiro. Estava feito o 3 – 1 e os arsenalistas recolhiam ao balneário com uma vantagem confortável no marcador. Na segunda parte, o SC Braga mostrou um ritmo de jogo mais baixo e viu o AEK Atenas criar algumas oportunidades de golo. Aos 68 minutos, Ansarifard ainda acertou na baliza de Matheus, mas viu ser-lhe assinalado fora de jogo.

Aos 82 minutos de jogo, Galeno fez um remate do meio da rua, sem hipótese de defesa para Tsintotas, e aumentou a vantagem dos arsenalistas. Aos 89 minutos, o AEK Atenas ainda fez o segundo, mas não evitou a vitória do SC Braga.

Os minhotos têm tantos pontos (10) como o atual líder do Grupo F, o Leicester City FC, mas têm desvantagem no confronto direto com o conjunto inglês (empataram 3 – 3 em Braga, depois de perderem por 4 – 0 em Inglaterra).

Com a passagem aos 16 avos de final da Liga Europa confirmada na noite de quinta-feira com dois triunfos claros sobre KKS Lech Poznan e AEK Atenas, respetivamente, SL Benfica e SC Braga vão partir para a sexta e última jornada da fase de grupos, agendada já para a próxima semana.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta