15.ª Jornada I Liga: FC Porto dá goleada ao FC Vizela

Foto: Ana Regina Ramos/Canva

A 15.ª jornada ficou caracterizada pela derrota do Vitória SC, que está a ficar mais longe do lugar de acesso às competições europeias. O FC Porto deu uma goleada de quatro bolas a zero frente ao FC Vizela.

Sexta-feira, 17 de dezembro: CD Santa Clara 1 – 0 Vitória SC 

O CD Santa Clara venceu o Vitória SC, por 1-0, no jogo de abertura de 15.ª jornada da I Liga de futebol. Em Ponta Delgada, Rui Costa marcou o único golo da partida, aos 40 minutos, garantindo o terceiro triunfo do CD Santa Clara no campeonato. 

Com este triunfo, o CD Santa Clara está no 13.º lugar do campeonato, com 13 pontos, enquanto o Vitória SC, que vinha de duas vitórias, é sétimo, com 22, e pode atrasar-se na luta por um lugar de acesso às competições europeias. 

GD Estoril Praia 2 – 2 FC Famalicão 

No Estádio António Coimbra da Mota, o FC Famalicão adiantou-se no marcador aos 42 minutos, beneficiando de um autogolo de Vital, mas o GD Estoril Praia deu a volta ao resultado com golos de Rui Fonte, aos 45′, e Chiquinho, aos 45’+2′. Na segunda parte, Banza fez o empate, aos 53. 

Com este empate, o GD Estoril Praia está em quinto lugar, com 25 pontos, enquanto o FC Famalicão, que vinha de três derrotas seguidas, está em 16.º, com 11. 

 

Sábado, 18 de dezembro: CD Tondela 0 – 1 FC Paços de Ferreira 

O FC Paços de Ferreira regressou aos triunfos, ao vencer em casa do CD Tondela, por 1-0, na qual estreou o novo treinador, César Peixoto.

Em Tondela, Denilson Júnior marcou o único golo da partida, aos 81 minutos, de grande penalidade, permitindo aos pacenses interromper uma série de quatro derrotas consecutivas e 10 jogos sem triunfos no campeonato. 

Com este resultado, o FC Paços de Ferreira passou a somar 14 pontos, e está em 12.º lugar na tabela, enquanto o CD Tondela, que somou a terceira derrota seguida na I Liga, é 15.º com 12 pontos.  

Gil Vicente FC 0 – 3 Sporting CP

O jogo em Barcelos começou atribulado, com duas expulsões nos primeiros 20 minutos (Fujimoto e Neto), e, pouco depois, um penálti falhado por Pedro Gonçalves.  

Os ‘leões’ acabaram por dominar após o descanso, com Nuno Santos (53), Gonçalo Inácio (64) e Daniel Bragança (90+3) a selarem o 10.º triunfo consecutivo na I Liga. 

Com este resultado, a equipa de Rúben Amorim passou a somar 41 pontos, enquanto o Gil Vicente FC, que não perdia há cinco jogos no campeonato, mantém-se na oitava posição, com 20 pontos. 

 

Domingo, 19 de dezembro: Boavista FC 1 – 0 Moreirense FC

O Boavista FC venceu na receção ao Moreirense FC por 1-0, resultado que permite aos boavisteiros afastar-se da zona perigosa da tabela, na qual se mantêm os ‘cónegos’.

Um golo de Hamache, aos 34 minutos, foi o suficiente para a equipa somar os três pontos, o primeiro triunfo após 11 jogos seguidos sem vencer para a Liga, enquanto o Moreirense FC continua afundado na tabela e soma já sete jogos sem vencer. 

Com a vitória, o Boavista FC sobe ao nono lugar, com 15 pontos, enquanto o Moreirense FC é 17.º e penúltimo classificado, com nove. 

FC Vizela 0 – 4 FC Porto 

O primeiro golo da partida foi apontado pelo suspeito do costume: Luis Díaz. Aos 14 minutos, o avançado colombiano recebeu a bola de Otávio, livrou-se de Bruno Wilson e colocou a bola a entrar junto ao poste mais afastado. Cinco minutos depois, o FC Porto recuperou a posse de bola, esta chegou a Luis Díaz e passou atrasado para Otávio que fez o 2-0. 

No segundo tempo, numa arrancada de Zaidu, que aproveitou a descompensação no campo da equipa da casa, correu até à área e, perante o guarda-redes Charles, rematou para o 3-0. 

Após o terceiro golo, Schettine foi expulso com vermelho direto. Zaidu desviou um cabeceamento de Kiko e a bola foi ao poste. O jogador do FC Vizela tentou a recarga, mas acertou em Diogo Costa. Hélder Malheiro recebeu indicações do VAR e o próprio foi visionar as imagens, acabando por expulsar o jogador vizelense com vermelho direto. 

O FC Porto ia controlando a partida e chegando com facilidade à baliza do FC Vizela. Aos 64 minutos, um lance infeliz por parte do FC Vizela. Num pontapé de canto de Vitinha, Samú tentou o corte ao primeiro poste e acabou por marcar na própria baliza. 

Com esta vitória, o FC Porto está em primeiro lugar, agora com 41 pontos, os mesmos do Sporting CP, segundo, e mais quatro do que o SL Benfica, terceiro, enquanto o FC Vizela é 14.º, com 13. 

 

SC Braga 1 – 0 Belenenses SAD 

Um golo madrugador de Francisco Moura, logo no primeiro minuto de jogo, bastou para os ‘arsenalistas’ somarem os três pontos.  

Com esta vitória, o SC Braga destacou-se na quarta posição, com 28 pontos, enquanto o Belenenses SAD é último, com apenas oito pontos. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta