“From” é a nova série da HBO cuja segunda temporada arrancou na semana passada. John Griffin (criador da aclamada e revolucionária série “Lost”) traz-nos agora uma série construída sob uma constante tónica de suspense e, simultaneamente, inevitabilidade trágica.
Bebendo muita inspiração do universo de Stephen King e em homenagem a muitas das suas obras, “From” consegue conjugá-las todas, mas trazer ainda mais, resultando daqui uma fusão entre o rebuscado cinema de “King” e o suspense de “Lost”.
Existem muitas perguntas sem resposta ao longo da primeira temporada e que, provavelmente como em Lost, vão continuar assim durante algum tempo. Sabemos também que muitas outras perguntas surgirão ao longo das próximas temporadas, bem como novos mistérios, podendo, por vezes, parecer que a série se perde nos próprios plot twists, descurando o próprio fio condutor. Contudo, acreditamos no génio e inteligência do terror criado por Griffin e que este dará uma boa resolução a todas estas tramas que nos parecem, numa primeira temporada, sem solução.
“From” é uma realidade paralela onde criaturas monstruosas, aparentemente humanas, saem à noite para matar os aldeões que não estiverem em casa. As casas, de portas e janelas fechadas, estão aparentemente protegidas com talismãs que ninguém sabe bem como funcionam, mas apenas o aceitam. O aceitar da realidade é algo transversal em toda a série e que gera uma pequena sensação de revolta no espectador, num mix de emoções entre o “como é que aceitam isso?” e o “será que comigo seria diferente?”. Torna-se inquietantemente interessante como rapidamente se constrói uma sociedade neste microssistema, assente numa ordem social muito própria, com papéis sociais específicos, regras e respetivas sanções, com o bom e o mau que daí advém.
Ninguém sabe bem porque é que aquelas pessoas, de diferentes sítios nos EUA e com vidas completamente distintas, foram lá parar; só sabem que todos viram um tronco no meio da estrada e um bando de corvos a voar e, do nada, estão presos numa vila cíclica tipicamente norte-americana, com uma bandeira dos EUA gasta pelo tempo, letras em néon a identificar restaurantes e motéis.
A primeira temporada (e primeiro episódio da segunda) encontram-se disponíveis na HBO.