Antes mesmo da sua estreia, o filme “Barbie” já era um conteúdo cinematográfico bastante aguardado pelo público. As publicidades, os adereços e roupas inundaram as lojas dos shoppings e fizeram com que os fãs da boneca mais famosa do mundo se entregassem na totalidade à dinâmica, mesmo ainda sem terem acesso ao filme.
Contudo, o lançamento superou todas as expectativas. O filme tem estado na “boca do povo”. Tem sido criticado, apreciado e principalmente, visualizado. Este conteúdo fez com que os cinemas portugueses batessem recordes históricos. Segundo dados disponibilizados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual à imprensa nacional, “as salas de cinema tiveram em julho o melhor mês em receitas brutas desde o ano de 2004 e o melhor mês em termos de número de espectadores desde agosto de 2019”.
O filme “Barbie” foi produzido pela Warner Brothers e dirigido por Greta Gerwig (atriz, roteirista e diretora norte americana) e, nesse sentido, mais um feito histórico se concretizou devido ao facto desta ter sido considerada a produção que gerou mais lucro, tendo sido realizada por uma mulher. O filme teve um orçamento avaliado em 130 milhões sendo que, num fim de semana, teve um retorno sobre o valor dos custos.
A “Barbie” é uma figura icónica que fez parte de infância de muitos, contudo, a própria marca foi-se ajustando e revolucionando ao longo dos últimos anos, quando a boneca começou a ser considerada “estereotipada”. A partir desse momento, a empresa foi mais longe e lançou variadas bonecas para que todas as mulheres se sentissem, de alguma forma, representadas. Mulheres com mobilidade reduzida, com uma cor de pele diferente ou até o cabelo. Para além das características físicas, a Barbie começou a representar diversas profissões, mesmo aquelas em que se vê maioritariamente homens, como por exemplo em cargos de chefia de diversas áreas.
Foi nesse sentido que foi realizado o filme que já está marcado na história do cinema. Nada se encontra garantido e a luta pelos direitos das mulheres e pelos seus sonhos não pode ser vista como utópica. A sociedade está a mudar, a evoluir e as marcas não são estanques. De uma forma ímpar, a ‘Barbie’ como empresa ajustou-se a uma nova realidade e conseguiu, com o filme lançado, transmitir que vamos sempre a tempo de sonhar, de mudar e de amar.
Greta Gerwig fez história e qualquer mulher o pode fazer. As mulheres podem ser o que elas quiserem. Foi assim que tudo começou, certo?
Estrelas: 9 em 10