FC Porto segue na Liga dos Campeões e SC Braga cai para a Liga Europa

FC Porto e SC Braga entraram na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões em luta para os oitavos de final. Os dragões venceram, em casa, os ucranianos por 5-3 e carimbaram a passagem à próxima fase. Por sua vez, o SC Braga perdeu em Nápoles por 2-0 e garante lugar na Liga Europa.

A equipa de Sérgio Conceição precisava de um empate no mínimo para seguir na competição europeia. É verdade que o FC Porto nunca esteve em desvantagem no marcador, contudo o Shaktar foi persistente durante toda a partida. Taremi, logo aos dois minutos deixou o primeiro aviso, para defesa de Riznyk. Aos nove minutos surge mesmo o primeiro golo para dos dragões, através de Galeno. Apenas perto da meia hora de jogo, o Shaktar deixa o primeiro sinal de perigo a Diogo Costa.

Contudo, minutos depois a equipa visitante acaba por igualar o marcador: num lance ofensivo do Shakhtar, os jogadores portistas param de correr pelo facto do fiscal de linha levantar a bandeirola de fora-de-jogo, mas a equipa ucraniana continua a jogada e marca. O árbitro espera dois minutos pela ouvir a indicação do VAR e confirma mesmo golo apontado por Danylo Sikan.

Perto do intervalo, o FC Porto volta à carga e aumenta a vantagem para 2-1, novamente pelo pé de Galeno. Já na segunda parte, aos 60 minutos, Taremi faz o 3-1. A partida parecia controlada, mas num contra-ataque contra a corrente de jogo, o Shakhtar conseguiu mesmo reduzir. Lance confuso na área portista e Eustáquio, num momento infeliz, colocou a bola dentro da própria baliza. O golo dos ucranianos parecia relançar o jogo, mas Pepe não deixou. Ainda nem três minutos tinham passado e o FC Porto voltava a segurar os dois golos de vantagem.

Francisco Conceição entrou e marcou já aos 82 minutos de jogo. Seis minutos depois o Shaktar ainda conseguiu marcar o seu terceiro golo da noite. O resultado não voltou a mexer para alegria e euforia dos adeptos do FC Porto.

Com este resultado, o FC Porto garante, pela 18.ª vez, um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O sorteio está marcado para segunda-feira, 18 de dezembro.

Quanto ao SC Braga, a precisar de vencer por dois golos de diferença para se manter na Liga dos Campeões, ao intervalo já estava a perder por 2-0 e viu a sua missão complicados. Os bracarense até ameaçaram cedo, logo aos quatro minutos, num remate de Bruma que saiu ao lado. Mas foi o Nápoles a chegar à vantagem aos nove minutos. Ao passar da meia hora de jogo Osimhen alarga a vantagem para a equipa da casa.

Com este resultado, que não mudou mais durante o jogo, restou a possibilidade de seguir para a Liga Europa, tendo a derrota dos alemães do Union Berlim na receção ao Real Madrid, por 3-2, permitido ao SC Braga apurar-se para o play-off de acesso aos oitavos de final da segunda competição da UEFA, na qualidade de terceiro no Grupo C.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Este conteúdo está protegido!!!