Quase 20 sommeliers de todo o mundo vão explorar a região no Douro Somm Camp

Douro

Entre esta segunda e quinta-feira, 1 e 4 de julho, 18 sommeliers de todo o mundo vão explorar o Douro num bootcamp educacional imersivo, a terceira edição do Douro Somm Camp.

Os participantes são considerados alguns dos melhores sommeliers do mundo e são oriundos de três continentes, reunindo players dos mercados europeu, asiático e norte-americano que desejam saber mais sobre a região. Vão poder visitar quintas e adegas, conhecer produtores e provar o que se produz no Douro vinhateiro, numa programação distribuída por algumas das mais importantes propriedades da família Symington, na região do Douro e em Vila Nova de Gaia.

A iniciativa, promovida pela Symington e organizada pela School of Port – a plataforma educativa da Symington Family Estates -, tem como objetivo “educar sobre o vale do Douro e os seus vinhos, contribuindo para a valorização da região, bem como promover o vinho do Porto junto dos canais on-trade”, pode ler-se num comunicado.

“O Douro Somm Camp é uma iniciativa de sucesso que nos tem permitido elevar o nome do Douro e mostrar a profissionais aclamados aquilo que de melhor se faz na região. Mais do que conhecedores dos nossos vinhos, os convidados saem desta incrível experiência como verdadeiros embaixadores do Douro para toda a vida”, referiu Rob Symington, membro da quinta geração e diretor da Symington Family Estates.

O único participante português no Douro Somm Camp 2024 será Gabriel Duarte, sommelier chefe da Nunes Real Marisqueira.

Entre os participantes internacionais estão: Adam (Indonésia) – sommelier chefe do Union Group Jakarta e presidente da Indonesia Sommelier Association; Aleksei Pogrebnoi (Estónia) – vencedor das distinções Best Sommelier of the Baltics 2023, ASI Diploma Gold 2023, e segundo lugar na competição Best Sommelier of Estonia 2022, 2023; Andrea Ylfa Guðrúnardóttir (Islândia) – manager do restaurante OTO, Reiquiavique.

Da Polónia, virá Bartosz Nowakowski, segundo lugar na competição ASI Best Polish Sommelier 2023 e de França Clotilde Mengin, sommelier chefe do grupo Maisons Mengin, vice-presidente da Association des Sommeliers d’Alsace e responsável de comunicação da Union de la Sommellerie Française. Do Dubai, chegará Dheeraj Bhatia, responsável de vinhos do grupo Dorchester Collection e DongYeon, vencedor da distinção Best Sommelier South Korea 2023, da Coreia do Sul.

Florian Richter, da Alemanha e vencedor da distinção Best Sommelier Germany 2023, anfitrião e sommelier chefe do Hotel Kronenschlösschen, também participará, bem como Francesco Cosci (Itália), vencedor da distinção Best Sommelier Italy 2023 ASPI e sommelier chefe do restaurante Le George Paris. Iván Sánchez (Espanha), sommelier do restaurante Venta Moncalvillo (duas estrelas Michelin), vencedor da Copa Jerez 2021 e finalista do Premio Sumiller Revelación Marqués de Vargas, assim como Jelisaveta Stanojevic (Sérvia), sommelier da garrafeira Vino i tako to, medalha de bronze na competição ASI Best Sommelier of Serbia 2024 também estarão presentes.

Jeno Del Turco (Bélgica), vencedor das distinções Best Sommelier Gault & Millau 2024 e Best Sommelier VVS 2024, e Mark Guillaudeu (Estados Unidos), vencedor da edição de 2023 da competição ASI Best Somm in America Competition vão também participar no evento.

Além disso, também Marvin Walraven (Países Baixos), segundo lugar na competição Best Sommelier of the Netherlands 2024, e Ricardo Santinho (Brasil), sommelier chefe no Vila Anália, irão participar. Theo Millar, do Reino Unido, vencedor da edição de 2024 da competição DSC Blind Tasting e sommelier no restaurante Noble Rot, e Veronica Smotrys, da Noruega, especialista na área dos vinhos (certificado DipWSET) e sommelier no The Thief Oslo, serão ainda participantes.

Foto: Direitos Reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!