O Museu Nacional da Imprensa, localizado no Porto, está a promover o Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina, entre 12 e 18 de fevereiro.
A iniciativa, de carácter anual e nacional e organizada por ocasião do Dia dos Namorados, está aberta à participação de qualquer cidadão, desde crianças a adultos portugueses, residentes em qualquer parte do país ou no estrangeiro. O envio dos textos deve ser feito para o e-mail: ami@museudaimprensa.pt.
O objetivo é que os concorrentes redijam “um texto de amor criativo, em prosa ou poesia”, refere o Museu Nacional da Imprensa, que pretende avaliar a criatividade, a correção linguística e a qualidade literária.
Cada participante poderá concorrer com um ou mais textos, desde que o faça em e-mails separados, e poderá também ter um pseudónimo, desde que envie, em correio separado, a identificação exigida.
Além de o vencedor receber o valor de mil euros, os prémios vão incluir livros e vinho do Porto.
O anúncio dos textos que obtiverem melhor classificação será feito numa sessão pública, sempre que possível na data do aniversário de Manuel António Pina (18 de novembro), no Museu Nacional da Imprensa. Os resultados não serão divulgados antes da Cerimónia de Entrega de Prémios. Posteriormente, os textos serão publicados no site do museu.
Em comunicado, o museu explica que foi decidido relançar este concurso depois de três anos de paragem. “Este concurso abriu em 2001 e já contou com a participação de muitos milhares de concorrentes de diversas regiões do pais, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, fazendo deste concurso uma referência no estímulo à emergência de novos valores literários”, pode ler-se no comunicado.
O concurso passou a ter, desde 2013, o nome do poeta e cronista Manuel António Pina (1943-2012), vencedor do Prémio Camões de 2011 e antigo membro do júri de Textos de Amor entre 2001 e 2009.


Foto: Ana Regina Ramos