O OberCom – Observatório da Comunicação publicou esta semana um estudo sobre os riscos e as oportunidades da Inteligência Artificial Generativa para o Jornalismo e alertou para a desinformação automatizada que pode ser divulgada.
Este risco refere-se ao facto de a Inteligência Artificial poder gerar conteúdos plausíveis e por isso poder ser “explorada para disseminar notícias falsas em larga escala, dificultando a distinção entre factos e fake news”, refere a Associação Portuguesa de Imprensa.
De acordo com os dados divulgados, que remontam a 2023, uma das principais preocupações sobre a utilização de ferramentas de IA Generativa nas redações é a inexatidão da informação / qualidade do conteúdo (85% dos votos).
Em segundo lugar estava plágio e violação de direitos de autor (67%) e preocupações com proteção de dados / privacidade (46%).

Além disso, o estudo refere ainda como riscos a erosão da Autenticidade, uma vez que a proliferação de conteúdos gerados por IA pode “comprometer a confiança do público na veracidade das notícias, especialmente se não houver transparência sobre o uso da tecnologia na produção de informações”. Também existe impacto no emprego, no sentido em que a automação de tarefas jornalísticas “pode ameaçar postos de trabalho, especialmente entre profissionais que não possuem formação em competências digitais avançadas”.
O estudo menciona ainda a necessidade de Formação e Regulamentação, enfatizando a importância de formação contínua, diretrizes claras e regulamentação governamental.
Como oportunidades trazidas pela utilização da Inteligência Artificial Generativa, são destacadas ferramentas como o ChatGPT, que oferecem aos jornalistas a “capacidade de automatizar tarefas rotineiras, permitindo uma maior eficiência nas redações”.
Além disso, a personalização de conteúdos para audiências específicas torna-se mais “viável, potencializando a interação do público e a disseminação de informações relevantes”.
Este relatório foi produzido no âmbito do IBERIFIER – Observatório Ibérico de Media Digitais. Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call DIGITAL-2023-DEPLOY-04, European Digital Media observatory (EDMO) – National and multinational hubs – Project: IBERIFIER Plus – 101158511.
O estudo pode ser consultado aqui.
Foto: William Fortunato/Pexels