A Federação Portuguesa de Motonáutica escolheu a freguesia da Eja, no Concelho de Penafiel, para acolher a maior prova internacional de jet ski e motas de água e o campeonato de júniores da modalidade.
A segunda e última etapa do Campeonato da Europa decorrerá de 22 a 25 de junho e contará com a presença de cerca de 80 pilotos de 14 países.
Segundo Antonino de Sousa, presidente da câmara municipal, “Penafiel vai ser uma vez mais notícia pelas melhores razões dentro e fora do país”. “Vamos receber milhares de visitantes para assistir a dois dos mais importantes eventos internacionais de motonáutica”, revela. O palco da prova será em Entre-os-Rios, um “espaço único, singular e extraordinário para a prática de desportos náuticos”, aponta.
“Este evento vai permitir dar ainda mais visibilidade à nossa região e fortalecer a nossa aposta neste espaço como destino turístico. Vamos continuar a trabalhar para atrair cada vez mais eventos de escala nacional e internacional”, explica o presidente.
Os dois campeonatos vão atrair turistas, criando impacto não só no concelho como também em toda a região do Tâmega e Sousa. São esperados pilotos de países como
a Áustria, Alemanha, Croácia, Espanha, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Suíça e Suécia.
O programa começa na quinta-feira, dia 22 de junho, com a chegada dos participantes. Na sexta-feira, dia 23, ao longo da tarde, decorrem as provas livres e no sábado e domingo (dias 24 e 25 de junho), decorrem as provas em que serão encontrados os vencedores do Grande Prémio de Portugal e os Campeões da Europa.
Ana Rita Azevedo