Vila Nova de Gaia recebe o primeiro festival de verão de cães

O Dogga’live é o primeiro festival para cães e acontece no próximo sábado e domingo, 29 e 30 de julho, no mesmo recinto do Marés Vivas. O bilhete custa um euro e parte das receitas revertem para uma associação.

O evento, que decorre no Vale de São Paio, prevê dois períodos diários de quatro horas e meia repletas de atividades para as famílias e os seus cães, incluindo um open space para sociabilização e ações de formação, zonas de merendas e restauração, áreas para crianças com jogos tradicionais, além do comércio realizado com o mundo canino.

O Dogga’live terá espaços de restauração para os animais, proporcionando, assim, a hipótese de uma refeição gourmet. O programa inclui a apresentação de raças portuguesas, um Dog Rally (concurso de obediência, em que se pretende promover relações positivas entre cães e donos), uma caça ao tesouro, corridas caninas, um labirinto e pontos de animação de rua.

Mas atenção, na compra do bilhete, com o valor simbólico de um euro, os donos dos animais terão de os submeter a uma avaliação por uma equipa de especialistas em comportamento animal para serem identificados “potenciais” sinais de agressividade face a pessoas ou outros cães – qualquer sintoma identificado fará com que seja proibida a entrada no recinto. É também proibido o uso de materiais de contenção abusivo, como coleiras estranguladoras, de picos ou de choques elétricos.

Parte das receitas do evento será doada à associação de defesa e bem-estar animal que apresentar melhores práticas de gestão e organização. O evento tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e das Águas de Gaia, sendo promovido pela Dogga Academy Dogs, instituição que se dedica ao treino canino, focado na estimulação cognitiva dos animais com reforço positivo.

Silvana Queirós

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!