Desfile de “Bois da Páscoa” em Arcos de Valdevez anuncia fim do jejum

Este domingo saiu à rua o tradicional desfile dos “Bois da Páscoa”, que simboliza o fim do jejum da Quaresma e apresenta os melhores exemplares bovinos dos talhos locais.

Milhares de pessoas assistiram ao desfile na avenida principal da cidade, que juntou 29 bovinos enfeitados e “cangados” (unidos através de um aparelho colocado nos seus pescoços) e cerca de 500 figurantes vestidos com os trajes regionais.

A tradição, segundo conta a autarquia, é que os animais, que foram comprados por sete talhos, sejam depois abatidos, para que a sua carne seja consumida durante as celebrações da Páscoa.

Para a autarquia a realização deste desfile é “uma forma de enaltecer as tradições, o trabalho do campo e de destacar os produtos locais, nomeadamente, a raça cachena, contribuindo assim para dinamizar a economia no concelho”.

Este evento contou com a organização do município de Arcos de Valdevez, em parceria com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a ARDAL.

Deixe um comentário

error: Content is protected!