Amarante e Chaves oferecem esterilização de animais adotados

Os municípios de Amarante e de Chaves aderiram à Campanha Nacional de Apoio à Esterilização de animais de companhia e oferecem a esterilização aos animais adotados dos canis/gatis municipais.

A Câmara Municipal de Chaves, nesta iniciativa, conta também com o apoio da Associação dos Amigos dos Animais de Chaves e dos três centros de atendimento médico veterinário do concelho. Os valores estipulados pela Direção Geral de Veterinária para a esterilização são de 55 euros por cadela e 35 euros por gata e cabe depois às autarquias assumir os restantes custos, nomeadamente: vacinação, colocação de microchip e desparasitação.

A adoção de um animal permite que outro seja recolhido da rua, tratado e que lhe seja concedida uma família e um lar.

Salienta-se que, em 2016, foi criada uma lei, que vigora a partir do mês de setembro, que proíbe o abate de animais e obriga à esterilização de animais com mais de seis meses de idade, encaminhados para adoção. Atualmente, também é obrigatória por lei a colocação de microchip, a administração da vacina da raiva e o registo do animal na Junta de Freguesia da respetiva residência.

Esta medida tem como objetivo incentivar e sensibilizar a população para a adoção de animais, sempre de forma consciente, de modo a diminuir o número de animais abandonados na rua, dando a oportunidade às pessoas de desfrutarem de todas as vantagens a nível emocional e físico de terem um animal de estimação.

Deixe um comentário

error: Content is protected!