Chaves: Projeto que visa diminuir o risco de inundações na cidade concluído

Está concluído o projeto de Regularização Fluvial do Tâmega, segundo refere o município de Chaves, em comunicado. O projeto teve um orçamento de mais de 268 mil euros e foi desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em parceria com o município.

A intervenção pretendeu reduzir o risco de inundação na cidade de Chaves, numa extensão de aproximadamente 16 quilómetros, nas duas margens do rio, sobretudo em zonas afetadas pelas cheias. Recorde-se que, em setembro do ano passado, a cidade foi alvo de fortes inundações derivadas da chuva forte e constante.

“A intervenção contemplou trabalhos de modelação de terreno, estabelecendo a criação de canais entre o rio e o conjunto de lagoas de origem antrópica, de modo a otimizar o potencial de armazenamento destas lagoas em épocas de cheia e garantir a sua conservação; a retirada de material acumulado no leito; limpeza; plantação de árvores para consolidação da galeria ripícola; estabilização das margens, recorrendo a técnicas de engenharia natural; abate e substituição de árvores afetadas por doença; bem como a criação de acessos alternativos parta veículos de apoio à atividade agrícola.”, conclui o comunicado.

Esta obra financiada integra o Plano de Gestão do Risco de Inundações, no âmbito do Plano Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta