O Facebook lançou, na terça-feira, um guia do Porto com recomendações de 22 comunidades da cidade presentes nesta rede social.
A base deste guia que indica espaços e experiências são páginas e grupos de Facebook dedicados a diversos assuntos, divididos entre “Porto Tradicional” e “Porto Trendy”, uma perspetiva atual da cidade com contexto histórico.
Na categoria “Porto Tradicional”, encontra-se: Gastronomia da região, Cultura de um povo (que inclui o projeto “Preencher Vazios“), História viva e Comércio. No “Porto Trendy”, há sugestões relacionadas com: Gastronomia cosmopolita, Cultura do nosso tempo, Tribos urbanas, Vida saudável e outras sugestões do designer e do fotógrafo do guia.
O Guia do Porto reúne algumas das melhores dicas e recomendações para “conhecer os segredos mais bem guardados da cidade” e foi desenvolvido com “conteúdo exclusivo e inspirador por quem melhor a conhece, as próprias comunidades locais do Facebook”, que se dedicam à história esquecida ou que procuram os novos espaços. Destina-se tanto a quem seja portuense como a quem esteja de visita ou pretenda mudar-se para a cidade”, refere ainda o site.
À volta do mundo estão a ser realizados vários guias do género, sendo que, em Portugal, já existe também o guia de Lisboa. esta edição tem o apoio da autarquia do Porto, segundo escreve a plataforma de notícias da cidade.
Essas comunidades fazem parte das mais de 1,4 mil milhões de pessoas que todos os meses utilizam os grupos do Facebook e se conectam para partilhar interesses e preocupações, encontrar apoio para causas e fazer parte de atividades.