Na 29.ª Jornada da I Liga, o FC Porto, ao vencer em Paços de Ferreira, e o SL Benfica, ao perder na casa do Marítimo, alargaram mais a vantagem para que os azuis e brancos se encontrem agora com 70 pontos, mais seis do que a equipa da Luz. Já a vitória do Sporting CP e a derrota do SC Braga contra o Rio Ave FC vieram ditar também um maior afastamento do terceiro lugar. O CD Aves, último classificado, perdeu contra o Moreirense FC, e ditou a certeza da descida à II Liga.
Domingo, 28 de junho: Boavista FC 1 – 0 CD Santa Clara
Depois da vitória no Estádio da Luz frente ao SL Benfica, esperava-se um grande jogo, desta vez, contra o Boavista FC. Mas este jogo ficou caracterizado por uma partida pobre e com poucas ocasiões de golo para ambas as equipas.
O primeiro e único golo da partida surgiu quase a bater o quarto de hora após o apito inicial. Lucas foi o autor do golo que colocou os axadrezados em vantagem e, posteriormente, a vitória. Este golo fez com que o CD Santa Clara acordasse para o jogo, contudo, não chegou para alcançar o empate.
Assim, o Boavista FC subiu ao oitavo lugar da tabela classificativa, igualando o número de pontos da equipa dos Açores: 38 pontos.
Segunda-feira, 29 de junho: CD Aves 0 – 1 Moreirense FC
Logo aos três minutos de jogo, a equipa de Moreira de Cónegos começou a criar situações de perigo à baliza do CD Aves, mas Diakhité cortou em cima da linha. Ao bater do primeiro quarto de hora da partida em Vila das Aves, é a vez da equipa da casa obrigar Pasinato, guardião do Moreirense FC, a fazer uma defesa apertada.
O nulo no marcador só foi resolvido aos 52 minutos, em que Fábio Abreu marcou para o Moreirense. Único golo da partida, mas que deu a vitória à equipa visitante. O CD Aves bem tentou chegar à igualdade, mas sem sucesso e a equipa de Moreira de Cónegos sempre a tentar alargar, também, a vantagem.
O Moreirense FC encontra-se igualado a nível de pontos (38) com o Boavista FC e o CD Santa Clara. O CD Aves continua em último lugar e com a despromoção cada vez mais perto.
FC Paços de Ferreira 0 – 1 FC Porto
Para este encontro, Sérgio Conceição fez algumas alterações, nomeadamente Sérgio Oliveira estava castigado, então chamou novamente Danilo a titular, assim como Uribe e Manafá.
Mbemba foi o autor do golo que colocou os azuis e brancos em vantagem aos sete minutos de jogo. Após esta situação, o ritmo de jogo baixou para ambas as equipas até ao final dos 90 minutos, sem grandes oportunidades para ambas as formações da região norte. Contudo, o FC Paços de Ferreira entrou um pouco melhor na segunda parte, com uma boa oportunidade aos 51 minutos de igualar o resultado.
O único golo da partida deu a vantagem ao FC Porto e colocou-o mais perto do título de campeão.
Terça-feira, dia 30 de junho: FC Famalicão 0 – 1 Portimonense SC
Desde a retoma do campeonato, o Portimonense SC ainda não perdeu. Neste encontro com a equipa do FC Famalicão venceu por apenas por uma bola, mas que bastou para levar os três pontos. Aos 17 minutos, Vaz Tê inaugurou o marcador e o FC Famalicão teve grandes dificuldades em sair para o ataque. A equipa da casa apenas conseguiu causar algum perigo ao bater da meia hora de jogo, mas o guardião do Portimonense SC defendeu.
Ainda durante a primeira parte, a equipa algarvia teve duas oportunidades para ter uma vantagem maior, mas Vaná conseguiu defender. Já na segunda parte, viu-se um FC Famalicão mais forte, mas sem conseguir obter a igualdade.
O Portimonense SC está em penúltimo lugar, já o FC Famalicão encontra-se em sexto lugar, com menos dois pontos que o quinto.
Vitória SC 2 – o Vitória FC
Logo após o apito inicial, Sílvio faz falta sobre André André e o árbitro marca penálti. André André bateu o penálti, mas atirou para fora. Quase ao bater da meia hora de jogo é que a equipa vimaranense conseguiu inaugurar o marcador pelo pé de Edwards.
O Vitória SC foi para o balneário em vantagem e durante a primeira parte foi sempre superior ao Vitória FC. Já na segunda parte, a equipa visitante ficou reduzida a 10 jogadores, após Leandrinho ver cartão vermelho direto por fazer uma entrada dura sobre André André. Aos 83 minutos, os vimaranenses marcaram o segundo golo da partida, desta vez, Outtara. Minutos seguintes, é a vez de Sílvio ver o cartão vermelho.
Desta forma, o Vitória SC está em sétimo lugar da tabela, com 43 pontos, e o Vitória FC em 14.º, com 30 pontos.
Rio Ave FC 4 – 3 SC Braga
Desde o início do jogo que o Rio Ave FC entrou com o pé direito, criando uma oportunidade de golo aos 9 minutos. Contudo, o Braga não se deixou ficar e acabou mesmo por mostrar a sua superioridade. Aos 21 minutos, Paulinho atirou de pé direito para o fundo da baliza dos vila-condenses e faz o primeiro golo da partida. Seis minutos e aparece o segundo golo, com Ricardo Horta a dar vantagem para o SC Braga.
O Rio Ave FC não queria ficar atrás e, aos 34 minutos, Taremi reduz a vantagem para 2-1. Alguns minutos e conseguem mesmo igualar o marcador, desta vez, Nuno Santes marca. Ainda na primeira parte o Rio Ave FC consegue ir para os balneários em vantagem. Dala atirou de pé esquerdo para o fundo da baliza do SC Braga. O golo ainda foi ao VAR, mas validou e estava feito o 3-2 em Vila do Conde.
Na segunda parte, o Rio Ave FC fez algumas situações de perigo, mas o SC Braga conseguiu o 3-3 aos 81 minutos, mais uma vez Paulinho a marcar. Aos 92 minutos, Matheus ainda fez uma defesa perigosa perante o lance de Taremi. Leandro tentou a recarga e Rolando cortou com o braço, o que o árbitro assinalou grande penalidade. Taremi bateu e marcou e deu a vantagem e a vitória à equipa de Vila do Conde.
Com esta vitória, o Rio Ave FC subiu ao quinto lugar, com 47 pontos e o SC Braga continua em quarto com 50 pontos, a dois do Sporting CP.
Quarta-feira, 1 de julho: Sporting CP 2 – 1 Gil Vicente FC
Desde cedo que a equipa leonina mostrou vontade de vencer e levar os três pontos. O Sporting CP inaugurou o marcador aos 21 minutos, com Wendel a marcar. A equipa da casa foi demonstrando algumas dificuldades em romper as linhas do adversário e o Gil Vicente FC cada vez mais a crescer no jogo e com vontade de igualar o marcador.
Na segunda parte, surge o segundo golo para a equipa da casa, aos 49 minutos, pelo pé de Plata. Rúben Ribeiro, ex-jogador do Sporting CP, queria muito marcar um golo, até que, aos 90 minutos, através de uma grande penalidade, consegue marcar o único golo do Gil Vicente FC nesta partida em Alvalade.
Agora, o Sporting CP soma 55 pontos, está a nove do SL Benfica e tem cinco de avanço sobre o SC Braga.