A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou recentemente a empreitada de construção do Campo Municipal da Facha pelo valor estimado de um milhão e 150 mil euros.
Esta obra faz parte dos equipamentos desportivos municipais que a autarquia está a implementar no concelho e vai ficar situada numa zona que serve o Centro Educativo e Pavilhão Gimnodesportivo da Facha, pretendendo ser utilizada pela comunidade escolar e em geral.
A parcela de terreno, com cerca de 20 mil metros quadrados, permite a instalação de um campo com dimensões de 60×100 metros, distâncias de proteção nos topos e laterais de 3.0 metros e ainda o edifício destinado às bancadas e funcionamento diário do clube.
De acordo com o programa proposto, descrito num comunicado da autarquia, o edifício é constituído por bilheteira/bar, instalações sanitárias, lavandaria/arrecadação, entrada, vestiários/balneários para as equipas e árbitros, sala de massagens/enfermaria, sala de direção e compartimento técnico. A bancada projetada tem capacidade para 162 lugares sentados, incluindo os lugares de lei para pessoas com mobilidade condicionada.
O espaço terá ainda 24 vagas de estacionamento, sendo dois para pessoas com mobilidade condicionada.
A construção do campo de jogos de relvado sintético, bem como, as instalações dos serviços de apoio e bancadas, proceder-se-á em conformidade com as recomendações do fabricante, sendo ainda objetivo de execução de todos os ensaios e verificações necessários para a obtenção da classificação FIFA Quality PRO.