28.ª Jornada da I Liga: FC Porto a apenas quatro pontos da liderança

Imagem: Ana Regina Ramos/Canva

O FC Porto aproveitou o empate do Sporting contra o Belenenses e venceu o Vitória SC apenas por um golo, ficando apenas quatro pontos do líder da tabela classificativa.

Terça-feira, 20 de abril: FC Paços de Ferreira 0 – 2 SC Farense

Depois de uma primeira parte sem golos, o SC Farense ganhou vantagem já dentro do quarto de hora final do segundo tempo. Ryan Gauld não perdoou na transformação de um castigo máximo aos 77 minutos e abriu o ativo. Depois, aos 84 minutos, foi Fabrício Isidoro a marcar e a selar em definitivo o triunfo do conjunto de Faro.

Se para o SC Farense o triunfo marcou o fim de uma série de três derrotas consecutivas, estando em 17.º lugar, com 25 pontos. Já o FC Paços de Ferreira, que ainda assim segue no quinto lugar da classificação, com 44 pontos, este foi o quarto desaire seguido.

 

Quarta-feira, 21 de abril: CD Santa Clara 0 – 0 Moreirense FC

Nos Açores, o CD Santa Clara, que vinha de uma derrota em Guimarães, ainda marcou aos 74 minutos, por intermédio do brasileiro Carlos Júnior, mas o golo foi anulado após consulta ao videoárbitro, por falta durante a jogada.

Com este empate, o CD Santa Clara está em sétimo na I Liga, com 36 pontos, enquanto o Moreirense FC, que também tinha perdido na ronda anterior, é oitavo com 35 pontos.

CS Marítimo 1 – 0 Rio Ave FC

Joel Tagueu assinou o único golo da partida, logo no primeiro quarto de hora de jogo. Alipour desmarcou-se na grande área do Rio Ave FC e assistiu Tagueu, que atirou a contar.

O triunfo deixa o conjunto madeirense no 16.º lugar, que dita um ‘play-off’ com o terceiro classificado da II Liga por um lugar no escalão principal. O CS Marítimo soma agora 27 pontos. Dois pontos acima do CS Marítimo está o Rio Ave FC, que somou o sexto jogo seguido sem ganhar.

SC Braga 2 – 1 Boavista FC

Vinda de dois empates seguidos e de apenas uma vitória nas últimas quatro jornadas, a turma de Carlos Carvalhal não entrou bem no jogo. O Boavista FC, que vinha de uma série de três jogos sem perder, marcou primeiro, por Sebastian Pérez, num remate de primeira à entrada da área depois de um corte. Matheus pareceu não ver a bola partir e não conseguiu evitar o golo dos axadrezados.

O SC Braga, contudo, reagiu bem e o empate chegou ainda antes do intervalo. Gaitán cruzou da esquerda e Fransérgio, nas alturas, cabeceou para o 1-1, sem hipótese para Léo Jardim. No segundo tempo, as coisas ficaram mais fáceis para a formação da casa aos 58 minutos, quando Porozo foi expulso no Boavista FC.

A cambalhota no marcador, porém, só viria a surgir já dentro dos dez minutos finais. Cruzamento de Esgaio, Léo Jardim ainda defendeu um primeiro cabeceamento de Fransérgio, mas a bola sobrou para Sporar, que atirou para o fundo das redes. O lance foi alvo de análise por parte do VAR, mas foi validado.

O SC Braga permanece no quarto lugar, com 58 pontos, menos dois que o rival SL Benfica. Já o Boavista FC, que vinha de três jogos sem perder está em 15.º lugar, com 28 pontos.

 

Quinta-feira, 22 de abril: Gil Vicente FC 0 – 3 FC Famalicão

Depois de uma primeira parte sem golos, o FC Famalicão abriu o ativo já perto dos 20 minutos finais do encontro. No seguimento de uma boa jogada, Ivo Rodrigues combinou com Rúben Vinagre e este cruzou para Iván Jaime, que, de primeira, desviou para o fundo das redes.

Aos 86 minutos, o Gil Vicente FC viu-se reduzido a dez jogadores, por expulsão de Nogueira, com vermelho direto, no seguimento de um lance com Rúben Vinagre. Inicialmente, o árbitro deixou o jogo seguir, mas, alertado pelo VAR, visionou as imagens e acabou por expulsar o jogador gilista. Apenas quatro minutos depois, o FC Famalicão, chegou ao 2-0. Campana rematou após passe de Diogo Figueiras, a bola sofreu um desvio e traiu Denis, guarda-redes do Gil.

E houve ainda tempo para o 3-0. Iván Jaime surgiu na cara de Denis e, com classe, picou para novo golo, fixando o resultado final já bem dentro do período de descontos.

O Gil Vicente FC está em 12.º lugar, com 31 pontos, enquanto o FC Famalicão está logo a seguir em 13.º lugar, com menos um ponto.

FC Porto 1 – 0 Vitória SC

O Vitória SC entrou melhor e conseguiu deixar alguns avisos a abrir o jogo. Depois de falhar o remate aos 7 minutos, Edwards fintou Mbemba e cruzou rasteiro para o segundo poste, mas Otávio impediu o desvio de Sacko.

Taremi esteve perto de marcar aos 17′, ao lançar-se de carrinho para uma bola mal despachada por Mumin, e depois aos 21′, com Pepe a isolar o iraniano que desviou para uma enorme defesa de Bruno Varela.

A segunda parte começou com o golo do FC Porto num lance de contra-ataque muito rápido. Mumin parecia ter a bola dominada, mas permitiu o desarme a Marega, que conseguiu aguentar a pressão do defesa vitoriano e bater Varela com um pontapé de pé esquerdo. O Vitória SC teve uma oportunidade para empatar aos 73′, mas Marchesín voou para defender o livre de Pepelu.

Com a sétima vitória consecutiva no campeonato, os ‘dragões’ chegam aos 66 pontos e aproveitam o deslize do Sporting CP para encurtar distâncias – estão agora a quatro pontos da liderança. Já o Vitória SC regressou às derrotas – a quinta nos últimos seis jogos – e está no sexto lugar, com 38 pontos.

Sigam-nos em:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta