Porto: Dragão recebe final da Champions League

Foto: Ana Regina Ramos

A cidade do Porto, nomeadamente o Estádio do Dragão, foi escolhido para substituir Istambul na receção da final da Liga dos Campeões.

A informação avançada pela UEFA refere que a final estava originalmente marcada para o Estádio Atatürk, em Istambul, mas, após uma decisão do governo do Reino Unido, que colocou a Turquia numa “lista vermelha” de países com restrições nas viagens devido à COVID-19, nenhum dos adeptos nacionais dos dois finalistas se poderia deslocar para assistir ao jogo. Após um ano sem adeptos nos estádios em jogos das provas europeias, a UEFA pensou que tudo precisaria de ser feito para permitir que os adeptos das duas equipas pudessem estar presentes.

A UEFA debateu a mudança do local da final para Inglaterra, mas, apesar dos esforços da Federação Inglesa de Futebol e das autoridades, não foi possível alcançar as exceções necessárias à quarentena em vigor no Reino Unido. As autoridades portuguesas e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) trabalharam com a UEFA para oferecer um local adequado à ocasião e, como Portugal integra a “lista verde” de Inglaterra no que toca a viagens, jogadores e adeptos que estejam presentes na final, os adeptos não estarão sujeitos a quarentena aquando do regresso a casa.

A final da UEFA Champions League, entre Manchester City FC e Chelsea FC, vai realizar-se no Estádio do Dragão, no Porto, a 29 de Maio de 2021, com início às 20 horas, após a FPF e as autoridades portuguesas se terem oferecido para receber o jogo.

Final recebe público

A capacidade do estádio para o jogo será finalizada e confirmada em tempo oportuno em cooperação com as autoridades portuguesas e a FPF. No entanto, os adeptos das equipas participantes poderão comprar bilhetes através dos clubes e da forma habitual, com os seis mil bilhetes atribuídos a cada clube a serem colocados à venda assim que possível a partir desta quinta-feira. A venda de bilhetes para o público em geral começa no dia 24 de maio, às 13 horas (de Portugal Continental).

“O número de adeptos de cada equipa que pode assistir ao jogo será o mesmo que estava previsto para Istambul”, pode ler-se no site oficial da UEFA. “Mais uma vez podemos contar com a ajuda dos nossos amigos portugueses, que ajudaram tanto a UEFA como a Champions League”, pode ainda ler-se no comunicado.

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, também comentou este evento que vai decorrer na cidade, realçando que “esta é uma excelente notícia para a cidade”.

Esta é a primeira vez que a cidade do Porto recebe a final da maior competição europeia de futebol, mas, nos últimos anos, já foi palco de um outro importante encontro do desporto-rei, a fase final da Liga das Nações, prova em que Portugal sagrou-se campeão. Portugal já tinha acolhido outras três finais da Champions League, duas no Estádio da Luz e uma no Estádio do Jamor.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta