34.ª Jornada da I Liga: Vitória SC falha acesso às competições europeias

O Vitória SC perdeu contra o SL Benfica, o CD Santa Clara venceu o SC Farense, o que faz com que a equipa açoriana tenha acesso à Liga Europa. O Rio Ave FC venceu o CD Nacional, contudo, vai ter de disputar o ‘play-off’ de manutenção com o terceiro colocado da II Liga

Terça-feira, 18 de maio: CD Tondela 2 – 3 FC Paços de Ferreira

O FC Paços de Ferreira venceu na visita ao CD Tondela por 3-2, em jogo de abertura da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, com o técnico Pepa a despedir-se com uma vitória. Os dois golos do CD Tondela foram apontados por João Pedro, aos dois e aos 34 minutos, enquanto para o FC Paços de Ferreira marcaram Douglas Tanque, aos cinco e 36 minutos, e Hélder Ferreira, aos 58.

Com este triunfo, o FC Paços de Ferreira termina a I Liga no quinto lugar, com 53 pontos, lugar que vale a presença na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa. Já o CD Tondela, que somou o sexto jogo seguido sem vencer, está no ‘tranquilo’ 12.º lugar, com 36 pontos, já com a manutenção garantida.

 

Quarta-feira, 19 de maio: FC Porto 4 – 0 Belenenses SAD

A equipa de Sérgio Conceição, que chegou à 150.ª vitória na prova, adiantou-se no marcador por Taremi, aos 14 minutos, ampliando a vantagem aos 28′, por Grujić. Na segunda parte, Toni Martínez (50′) fez o terceiro e Diogo Leite (81′) fechou a contagem.

Com este triunfo, o terceiro consecutivo, os azuis e brancos fecham a época com 80 pontos, enquanto o Belenenses SAD, já com a manutenção garantida, sofreu a sua derrota mais pesada no campeonato e está na 10.ª posição, com 40 pontos.

Vitória SC 1 – 3 SL Benfica

Uma primeira parte sem incidências a destacar, excetuando a lesão de Lucas Veríssimo. O central saiu com queixas, aparentemente agarrado à coxa, depois de um pique com Rochinha. Os golos ficaram reservados para o segundo tempo. Aos 48 minutos, Darwin cruzou rasteiro na esquerda e Seferović antecipou-se a Sílvio e empurrou a bola para o fundo das redes, inaugurando o marcador no D. Afonso Henriques.

Dez minutos depois, chegou o “bis” do suíço. O Vitória SC não desistiu, sabendo que havia um lugar na Europa para disputar, e conseguiu reduzir a desvantagem aos 63 minutos. Também num pontapé de canto batido por Quaresma, Jorge Fernandes marcou de de cabeça, sem hipótese para Odysseas. Aos 81 minutos, houve um golo anulado a Foster. Cruzamento de Edwards, com o avançado do Vitória SC a meter a bola na baliza, mas em posição irregular.

Já em tempo de compensação, chegou o terceiro golo dos encarnados. Grimaldo lançou Everton em profundidade, com o extremo brasileiro a atirar cruzado para o 3-1. Na classificação, o SL Benfica fechou no terceiro lugar, com 76 pontos, enquanto o Vitória SC foi sétimo, com 43.

Com este resultado e face ao triunfo do CD Santa Clara, a equipa de Guimarães falha, assim, o sexto lugar, o último de acesso às competições europeias.

Gil Vicente FC 1 – 2 Boavista FC

O Boavista FC venceu por 2-1 na visita ao Gil Vicente FC e garantiu a permanência no escalão máximo do futebol português. Em Barcelos, a equipa da casa adiantou-se no marcador aos 36 minutos, com Samuel Lino a aproveitar uma grande penalidade, mas o Boavista FC conseguiu chegar ao empate aos 56, através do avançado Yusupha.

Aos 88 minutos, com Yusupha, avançado da Gâmbia, a dar a vantagem à equipa ‘axadrezada’, também de grande penalidade, e a garantir a manutenção.

Com esta vitória, o Boavista FC está no 13.º lugar, com 36 pontos, e garante a permanência, enquanto o Gil Vicente FC é 11.º, com 39.

Portimonense SC 0 – 0 SC Braga

O Portimonense SC assegurou a permanência na I Liga de futebol ao empatar 0-0 na receção ao SC Braga, em jogo da 34.ª e última jornada da prova. Os algarvios apenas precisavam do empate para garantir definitivamente a permanência.

Com este empate, o Portimonense SC ocupa o 14.º lugar, com 35 pontos, enquanto o SC Braga concluiu no quarto posto, com 64 pontos.

CD Nacional 1 – 2 Rio Ave FC

O Rio Ave FC venceu por 2-1 na visita ao CD Nacional, mas vai ter de disputar o ‘play-off’ de manutenção com o terceiro colocado da II Liga. No Funchal, o CD Nacional, já despromovido ao segundo escalão, adiantou-se no marcador aos 11 minutos, com um golo do brasileiro Dudu, mas a equipa de Vila do Conde chegou ao empate aos 51′, através do ‘canarinho’ Aderllan Santos. Carlos Mané, aos 90’+4′, deu a volta ao marcador e garantiu os três pontos para o Rio Ave FC.

Apesar da vitória, o Rio Ave FC termina a I Liga no 16.º lugar, com 34 pontos. Já o CD Nacional, último classificado com 25 pontos, já tinha a despromoção garantida e somou a terceira derrota seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Este conteúdo está protegido!!!