Elfyn Evans venceu Rali de Portugal

Elfyn Evans e Scott Martin, em Toyota Yaris WRC, venceram a edição de 2021 da prova do Automóvel Club de Portugal pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), o Rali de Portugal.

O piloto galês acabou por beneficiar do erro de Thierry Neuville/Martin Wydaeghe, quando lideravam na penúltima especial da primeira etapa, e do problema técnico de Ott Tänak/Martin Järveoja (também na penúltima PE, mas da etapa intermédia), que forçaram ambos os pilotos da Hyundai à desistência.

“Deixou outra prova do seu valor quando, pressionado pelo mais experiente Dani Sordo, no Hyundai restante, lhe deu o «golpe de misericórdia» logo no troço de abertura de domingo. Evans dobrou praticamente a vantagem sobre o espanhol, de 10,7s para 20,3s, fazendo desde logo uma «declaração» relativamente às contas da vitória na prova”, refere um comunicado da organização.

O piloto espanhol, Dani Sordo, ficou em segundo lugar e estreou a navegador no WRC o compatriota Borja Rozada, que guiaram o único Hyundai i20 WRC fora das regras do Super Rally no último dia. Já Sébastien Ogier, navegado por Julien Ingrassia, ficou em terceiro.

Tänak venceu a Power Stage, garantindo cinco pontos e Neuville quatro, pelo que limitaram ao máximo possível o dano provocado pelas desventuras dos dias anteriores. Ogier foi terceiro, na frente dos colegas de equipa Rovanperä (quarto, também ao abrigo do Super Rally, depois de desistir na segunda etapa) e Evans, pelo que sai de Portugal dois pontos à frente do colega de equipa galês no «Mundial» de Pilotos (79 contra 77). Neuville (57) é terceiro; Tänak (45), quarto; Rovanperä (41), quinto; e Katsuta (36), sexto.

Elfyn Evans é assim o sexto vencedor diferente nas últimas seis edições do Vodafone Rally de Portugal, depois Jari-Matti Latvala (2015), Kris Meeke (2016), Sébastien Ogier (2017), Thierry Neuville (2018) e Ott Tänak (2019). No ano passado, a prova portuguesa do WRC não se disputou, devido à situação pandémica de COVID 19.

O Campeonato do Mundo de Ralis prossegue na Sardenha, quinta ronda de 2021, que se disputa de 3 a 6 de junho.

Deixe um comentário

error: Content is protected!