Porto: Autarquia lança plataforma para explorar a cidade em tempo real

Foto: Ana Regina Ramos

A autarquia do Porto criou uma nova plataforma, “Explore Porto”, com o objetivo de desafiar os cidadãos e visitantes a explorarem a cidade de uma forma diferente. Nesta aplicação é disponibilizada informação em tempo real sobre os transportes e principais pontos de interesse da cidade portuense.

O “Explore Porto” estará disponível a partir do endereço online e recorre a cerca de mil dispositivos de sinalização que se encontram espalhados por toda a cidade do Porto, sendo dessa forma que transmite a informação sobre o local onde está colocado esse mesmo ponto, seja a informação de transportes seja dos pontos de interesse.

Assim, basta ter acesso a um smartphone para aceder a mais detalhes sobre o ponto selecionado, podendo ainda explorar as redondezas desse mesmo local, bem como planear uma melhor forma de se deslocar pela cidade e visitar outros pontos de interesse próximos.

De acordo com informação disponibilizada no website do município do Porto, este projeto está enquadrado na “valorização do papel das cidades enquanto agregadores de informação e serviços públicos digitais”. A iniciativa destaca-se também “pela forma como a cidade se posiciona no processo de transição digital, procurando garantir o acesso a serviços inovadores, disponibilizados de forma aberta e neutra”, pode ler-se.

O “Explore Porto” é um projeto desenvolvido pela Porto Digital, em parceria com Helsínquia, resultando de um investimento do município. Conta ainda com o apoio de fundos múltiplos projetos europeus, que a Porto Digital tem participado.

O Turismo de Portugal, a STCP, a Metro do Porto e a Associação de Turismo no Porto confinanciaram o projeto. Desde o início que a iniciativa procurou sempre ouvir e envolver as gentes da cidade, no âmbito de uma cocriação. Desta forma, os utilizadores, no próprio website da aplicação, poderão emitir a sua opinião e propor as suas ideias de forma a melhorar o projeto.

Esta aplicação já existe em cidades europeias como Helsínquia, Barcelona, Amesterdão, Antuérpia, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta