Programa “De Volta à Praça” vai passar por vários concelhos da região norte

Foto: Filipa Rocha

“De Volta à Praça” é um projeto saltimbanco que une o Teatro Nacional São João ao Coliseu do Porto Ageas e conta com a colaboração de vários municípios da região norte. Ao todo, são apresentados três espetáculos – o Circo do Coliseu do Porto e dois projetos “mais ou menos circenses de companhias da cidade coproduzidos pelo TNSJ”.

O programa está a decorrer desde o passado dia 9 de julho até 19 de setembro. No total, são nove os municípios que aderiram ao projeto. Os espetáculos estão a circular por Terras de Basto, Arcos de Valdevez, Marco de Canaveses, Cinfães, Paços de Ferreira e Santo Tirso, para, finalmente, montarem de novo tenda em praças portuenses, no início de uma nova temporada.

Para além do Circo do Coliseu do Porto, a Companhia Erva Daninha apresenta “Rasto”, um espetáculo entre a dança e a acrobacia, que usa o arrojo de um trator como elemento cenográfico, numa apresentação que quer pensar a relação entre o corpo e a máquina, mas também a forma como o rural e o urbano estão ligados. As apresentações serão acompanhadas por oficinas de circo e marionetas, pensadas para explorar as narrativas e tradições orais de cada uma das terras desta itinerância.

Também o Teatro da Palminha Dentada apresenta a sua mais recente criação, “Circlus”, no formato café-teatro, unindo temas do circo, da música e do humor. As apresentações serão também acompanhadas por oficinas de circo e marionetas.

A entrada nos três espetáculos é gratuita e estão sujeitos às normas em vigor da Direção-Geral da Saúde, devido às contingências da pandemia da Covid-19. Nesse sentido, é recomendável a pré-reserva dos bilhetes.

Foto: Filipa Rocha

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta